TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Psicologia Organizacional 2023.1 Profª Cibele Soares

Discente: Deborah Veloso Borges

Matrícula: 03323563

Estudo dirigido (2 pontos) Entrega até a data da prova

1) Quais atividades caracterizam/são realizadas pelos profissionais de psicologia organizacional e do trabalho?

Os profissionais que atuam na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho podem exercer muitas funções diversificadas, sendo algumas destas: trabalhar com o recrutamento e seleção de pessoas, ou seja, por meio de testes psicológicos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais, o psicólogo identificará quais os candidatos estão mais qualificados para ocupar o cargo na organização, de forma a atender às necessidades da empresa. Em trabalho conjunto com o gerente da área, ele orientará e ajudará na escolha do melhor profissional. Cabe também ao profissional da área realizar pesquisas de gestão de clima organizacional, que tem por objetivo analisar o grau de comprometimento e satisfação dos funcionários, buscando uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores, conhecendo-os e sabendo como eles se sentem em relação às situações vividas diariamente em seus ambientes laborais. Com isso, ajudará a incentivar os pontos positivos e a melhorar aqueles negativos.  Além disso, o psicólogo organizacional e do trabalho efetua treinamentos de desenvolvimento com a construção de modalidades de capacitação corporativa, dinâmicas do aprendizado para pessoas com diferentes perfis contribuindo assim para uma formação mais personalizada, com resultados promissores. Além de cursos e treinamentos, o profissional é útil na elaboração e implementação de planos de carreira interessantes para os colaboradores. Ademais, o psicólogo atua buscando compreender as razões do absenteísmo e rotatividade, isto é, como o excesso de faltas e alta rotatividade de funcionários, podem estar ligados a diversos fatores, a insatisfação com as condições do trabalho ou problemas de saúde são alguns deles. O profissional deve identificar, entender e sanar esses problemas que são tão prejudiciais ao bom andamento da empresa.

2) Quais elementos compõem a estrutura organizacional? O que significa cada uma delas e quais soluções encontradas para minimizar os impactos de algumas delas? O que caracteriza uma estrutura simples?

Uma estrutura organizacional pode influenciar atitudes e comportamentos, logo as diversas estruturas organizacionais produzem diferentes efeitos sobre os funcionários. Com isso, uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas, para isso elementos desta estrutura são imprescindíveis, como:

* Especialização do trabalho - Divisão do trabalho, introduzida pelo fordismo. Refere-se a subdivisão das tarefas em funções isoladas e etapas realizadas por indivíduos diferentes;

* Departamentalização - Departamentalização por função desempenhada: •Ex: hospital-pesquisa, atendimento ao paciente, administração

* Cadeia de comando - Linha de autoridade, do topo da organização até o escalão inferior Atualmente assume importância menor dentro das organizações

* Amplitude de comando - Quanto maior a amplitude, mais eficiente será a organização, dentro dos parâmetros de estabilidade, Quando a amplitude se torna grande demais, o desempenho dos funcionários é prejudicado, distância da liderança.

* Centralização e descentralização - Grau em que o processo decisório está concentrado em único ponto da organização.

* Formalização - Grau de padronização das tarefas dentro de uma organização.

Com isso, referem-se a subdivisão das tarefas em funções isoladas e etapas realizadas por indivíduos diferentes. Algumas soluções encontradas para minimizar os impactos são: A ampliação do escopo de tarefas; Execução de atividades completas; Rotatividade entre as tarefas periodicamente; inclusão em equipes com habilidades intercambiáveis; Melhoria dos resultados e da satisfação com o trabalho; Especialização do trabalho na atualidade; Evitar extremismos;

Logo, de acordo com as funções (especificidade dos profissionais de saúde/educação) o que caracteriza uma estrutura organizacional simples é o baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização.

3) O turnover, o absenteísmo e o presenteísmo são indicadores importantes para a Psicologia Organizacional e do Trabalho. O que significa cada um deles? Como enfrentá-los?

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano), ou seja, é o índice que revela quantos colaboradores são desligados pela empresa ou pedem demissão.

O absenteísmo, significa a falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação. No trabalho, o absenteísmo está relacionado a faltas ou atrasos do colaborador. De acordo com Idalberto Chiavenato, autor renomado na área de Administração de empresas e RH, o absenteísmo, também chamado de ausentismo, é a soma dos períodos em que os colaboradores se ausentam do trabalho, independentemente do motivo.

O presenteísmo, refere-se ao comportamento de pessoas que, mesmo presentes fisicamente, têm seus pensamentos longe das tarefas do trabalho que precisam desenvolver, ou seja, é a ação de estar no seu trabalho no horário estabelecido pelo contrato com a organização, mas estar com o pensamento em outro lugar, em outras questões. A melhor forma de enfrenta-los é gerando um bem estar físico e psíquico para o funcionário que desempenhará uma dada função na empresa, trabalhando o bem estar do funcionário já é uma boa forma de enfrentar esses comportamentos.

4) Que elementos compõem a cultura organizacional? O que significam? Qual a relação entre Cultura e Clima Organizacional?

A cultura organizacional é composta por: ritos, rituais, mitos, histórias, gestos e demais artefatos visíveis. Os ritos e os rituais se configuram como os mais importantes, uma vez que consistem em uma série de atividades planejadas, contribui para a produção da estabilidade e para a redução da ansiedade nos grupos sociais. Com isso, a cultura está ligada a missão, valores e visão de mundo de seus fundadores, enquanto o clima organizacional é uma medida de como as pessoas se sentem em relação a organização e a seus administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com