TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  30/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia organizacional

É o campo da psicologia relacionado ao estudo do comportamento humano dentro das empresas. Tendo isso em vista, os conhecimentos de psicologia são empregados na tentativa de compreender o comportamento individual e coletivo para aplicar recursos que melhorem a qualidade de vida e desempenho de atividades dentro da empresa.

Diferença de Psicologia Organizacional X Psicologia do Trabalho

Psicologia Organizacional: A psicologia organizacional tem como foco manter o ambiente de trabalho saudável. Para isso, foca no desenvolvimento dos profissionais de maneira geral e na solução de problemas ligados à gestão de gente. Dessa forma, além de garantir um bom clima organizacional, também influencia na produtividade das equipes, no alcance de metas e de resultados positivos.

Psicologia do trabalho: A principal função da psicologia do trabalho é estudar quais as formas de melhorar a qualidade de vida dos profissionais no ambiente de trabalho.

Ambos são complementares, mas possuem um enfoque diferente.

Benefícios da Psicologia Organizacional

Melhorar a produtividade: o profissional de psicologia organizacional pode atuar na resolução desse problema buscando entender o que torna o ambiente de trabalho estressante. Ele pode procurar estratégias para promover um ambiente corporativo mais tranquilo e, consequentemente, aumentar a produtividade dos funcionários.

Reduzir o turnover: a aplicação da psicologia organizacional, tanto na contratação como na promoção de um ambiente mais favorável, diminui o turnover dentro da empresa. Os funcionários sentem-se satisfeitos com o trabalho e tornam-se capazes de produzir mais e melhor, permanecendo mais tempo na organização e diminuindo custos com demissões e novas contratações.

Aumentar a motivação: além da promoção de um ambiente mais agradável, a psicologia organizacional pode ser aplicada em avaliações de desempenho. Quando bem aplicadas, essas avaliações apontam caminhos para o crescimento pessoal e profissional, aumentando o engajamento e oferecendo uma noção de propósito ao colaborador.

           

Áreas de atuação da Psicologia Organizacional

Recrutamento de seleção, cultura organizacional, gestão de conflitos, benefícios, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários.

Como colocar a Psicologia Organizacional em prática?

O uso dessa área da psicologia pode ser feito com diferentes focos: desde a contratação até o planejamento de carreira do funcionário.

Na hora da contratação, já é preciso pensar em como contratar uma pessoa adequada ao ambiente. Ou seja, aquele que além das qualidades técnicas, tenha uma personalidade compatível com a empresa.

Depois da admissão, a gestão de pessoas pode utilizar uma série de ferramentas para avaliar o desempenho. A intenção é identificar o que colaboradores precisam mudar.

Isso pode ser feito, por exemplo, com os testes comportamentais. Esses testes têm como objetivo mapear os funcionários por personalidade e comportamento

Além disso, o ideal é aplicar também, avaliações de desempenho e performance. Elas devem ser feitas periodicamente para avaliar o funcionário e a gestão. Com isso, é possível traçar um plano de carreira para o profissional, ao definir objetivos e planos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com