TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  4/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

A função do psicólogo dentro da organização vem crescendo com o passar dos anos e a importância desses profissionais além de essenciais vem exigindo dos mesmos uma grande disposição estratégica e uma enorme capacidade de gerenciamento de pessoas. Nas palavras de Bastos, a definição do psicólogo como profissional de recursos humanos na organização, coloca,em decorrência, o problema do trabalho interdisciplinar e a necessidade de integração com os demais profissionais. (2008, p.12).

O psicólogo organizacional tem como sua principal função trabalhar com seres humanos e dentro de uma organização ele poderá atuar em várias áreas como realizar levantamento do perfil profissional do candidato, recrutamento, seleção, aplicação do teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, analise de função/ocupação, planejamento e execuções de projetos, desenvolvimento organizacional, cargo administrativo, assessoria, analise de cargo/salários, aconselhamento psicológico, psicodiagnóstico, consultoria, diagnosticar e intervir em problemas organizacionais de recursos humanos, elaborar instrumentos para a administração de recursos humanos e avaliar o desempenho da empresa.

A função do psicólogo organizacional está voltada para as intervenções e seleção de pessoas para gerir, ele não é apenas um aplicador de técnicas, mas sua busca será entender o humano como um ser social e que está em constante interação com o meio.

O psicólogo organizacional exerce um papel importante no processo de agregar pessoas se esforçando para interpretar o cenário organizacional, com o conhecimento de técnicas especificas relativas às atividades, conhecer o comportamento humano e suas manifestações, ter habilidades no trato com as pessoas, conhecer os fatores motivacionais que impulsionam pessoas a produzirem mais e melhor, contribuindo para um ser humano integrado e feliz em um mundo preservado e respeitado.(NAGUEL e DENK, 2007, p19).

Um dos papéis mais importantes do psicólogo organizacional dentro da empresa e inserir e incentivar os portadores de necessidades especiais e os demais candidatos a trabalharem juntos e desenvolver um bom trabalho.

Quando normais e estigmatizados realmente se encontram na presença imediata uns dos outros, especialmente quando tentam manter uma conversação, ocorre uma das cenas fundamentais da sociologia porque, em muitos casos, esses momentos serão aqueles em que ambos os lados enfrentarão diretamente as causas e efeitos do estigma. O individuo estigmatizado pode descobrir que se sente inseguro em relação à maneira como os normais o identificarão e o receberão. (Goffman, 1998, p.111).

O trabalho do psicólogo organizacional com os portadores de necessidades especiais é extremamente importante, pois poderá promover e adaptar o acesso às informações do ambiente de trabalho e a capacitação profissional no mercado de trabalho em igualdade de condições das demais pessoas.

Para Grisci e Guareschi, o homem tem emoções, sentimentos e necessidades que, muitas vezes, fogem a sua vontade. Cabe ao administrador e o psicólogo conhecer este ser cada vez mais para visualizá-lo em suas plenas potencialidades, seja ele portador de necessidade especiais ou não. (1999, p.91) Já Chiavenato diz que há a procura, através do processo de agregar pessoas, à aquisição de novas habilidades e competências que permitam a organização realizar sua missão e alcançar os seus objetivos globais em um mundo em transformação. (2003, p.101).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com