TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  2/10/2015  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

 “O estilo brasileiro de administrar”

Marco Aurélio Spyer Prates

Betania Tanure de Barros

Devemos pensar a cultura brasileira na gestão empresarial e o ponto de partida para responder estas questões é tomar consciência de nossas diferenças no campo do caráter nacional e, em seguida, verificar como suas características estão impregnadas na atividade empresarial.

É preciso compreender a ação cultural de forma integrada. Isto significa que, ao pensar em se modelar a cultura brasileira, devemos levar em consideração não somente o traço cultural típico de forma isolada e descreve-lo, mas, principalmente sua interação com outros traços, formando uma rede de causas e efeitos que se reforçam e se realimentam. Outro aspecto em relação a forma de pensar a cultura brasileira está relacionada ao universo representativo, que pode dar legitimidade a especificação dessa cultura. O modelo proposto considera estes dois universos, mesmo que cada um tenha traços próprios, eles geram um ação simbiótica.

O sistema de ação cultural brasileira esta estruturado em quatro grandes subsistemas: o institucional, o pessoal, o dos líderes e o dos liderados. Esses traços culturais formam um único conjunto que tem o outro como subconjunto. Esses subsistemas apresentam interseções entre si, encontrando-se ai traços culturais comuns a ambos. São quatro interseções caracterizadas pela concentração de poder, pelo personalismo, pela postura de espectador e pelo evitar conflito.

O subsistemas  dos líderes são características inerentes aqueles que estão na posição de mando e são traços culturais situacionais: se fazem presente no momento que alguém assume papel de liderança. Ocorre também a concentração de poder da sociedade brasileira do poder baseada hierarquia/ subordinação.

O personalismo é o valor atribuído aos laços entre os membros de uma sociedade. Em sociedade com laços frágeis os relacionamentos são baseados na mutua utilidade, pela troca objetiva. Em sociedade com laços estreitos, cada um deve cuidar do seu interesse de grupo que o protegerá.

O paternalismo é a combinação em maior ou menor grau, da concentração de poder e do paternalismo, as culturas paternalistas se encontram em países que combinam um alto índice de concentração de poder.

O formalismo é o controle da incerteza e a caracterização da maneira pela qual os povos se comportam em relação ao desconhecido, que gera incertezas e riscos. A impunidade pode ser o elo que fecha uma ideia de valores culturais e que lhe dá realimentação crescente.

Esses traços e a lógica descrita formam a essência do que chamamos de sistema de ação cultural brasileiro, suja dinâmica tem como resultado global um estilo de ser brasileiro, uma construção nacional que a distingue de outras nações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com