TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Wallon

Por:   •  4/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Avaliativa 02

Questão 1

Grupo A (01-03 anos):

        As crianças nessa faixa etária se encontram no estádio sensório-motor e projetivo. Adquire maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração de espaços, há significante desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se a necessidade de gestos para exteriorizar o pensamento. A orientação aos pais desse grupo é: mostrar os diversos tipos de alimentos às crianças e permitir a descoberta da diversidade de cores, sabores e texturas, parte fundamental da exploração neste estádio; sempre gerando uma atividade circular, ou seja, permitindo esse contato com alimento repetidas vezes. Isso implica uma coordenação dos diversos campos de imagens visuais, auditivas e cinestésicas.

Grupo B (03 -07 anos):

         As crianças nesta faixa etária se encontram no estádios do personalismo, onde o foco central é a relação com o outro e categorial, onde o foco é o interesse com as coisas, conhecimento e conquista do mundo exterior. A orientação é que os pais deixem a criança participar mais efetivamente das interações no âmbito doméstico e social. Na cozinha, por exemplo, é importante apresentar os alimentos, mostrando o que cada um é e quão importante é o consumo dele. Deixar que a criança se sinta útil e necessária durante os afazeres domésticos, de forma a deixar, sempre sob supervisão, por exemplo, que ela auxilie na manipulação do alimento: seja na higienização ou na cocção, misturando e provando durante o processo.

Questão 2

Grupo A (05 crianças de 2 anos):

                

        Estádio Sensório motor e projetivo. A passagem entre a inteligência sensório-motora e o pensamento simbólico se dá pela transformação do ato motor, opondo-se a outra função: a representação.

        Os pais ou docentes devem auxiliar e participar na confecção da pirâmide alimentar para colorir, mostrando cores e fazendo a relação direta com os alimentos. Para que haja um processo educativo mais efetivo mostramos aos pais diferentes maneiras para que esta atividade seja realizada, para que ela seja repetida, estimulando a criança a ter hábitos saudáveis na alimentação. A atividade pode ser realizada na sala de aula ou em uma área aberta onde as crianças possam se sentar no chão e espalhar seu material de colorir.

Grupo B (08 crianças de 5 anos):[pic 1]

                Estádio de personalismo. ‘‘É marcado por oposições, inibições, autonomia, sedução, imitação, que irão contribuir para a formação e enriquecimento do eu, a edificação interior.''

        Os pais e docentes devem estar presentes, auxiliando as crianças, em uma salada de frutas. As frutas usadas devem ser apresentadas às crianças previamente. As crianças devem ajudar a manipular o alimento e ator momento os adultos devem interagir com a criança, perguntando se ela gosta daquela fruta, por exemplo. O reforço dado deve ser sempre positivo, para estimular o seu interesse pelas frutas e a miscelânea de texturas, cores e sabores. Para a atividade, todos receberão uma touca, simulando um cozinheiro, a entrega deve ser lúdica e criativa. Os pais e docentes devem consumir a salada de frutas junto com os alunos, a interação dos adultos com as crianças é de extrema importância na implementação do habito, haja vista a constante necessidade de imitação intrínseca. A atividade pode ser realizada em uma cozinha da escola ou em um espaço amplo e ventilado.

Questão 3

        I-

                a) Estádio Sensório motor/Impulsivo emocional.

                b) Estádio do Personalismo (Sensório Motor).

                c) A conquista é gradativa, primeiro passa-se da observação da imagem no espelho e percepção da imagem nele contida, gesticulação e tentativa de percepção na investigação da tridimensionalidade da imagem., imaginando por exemplo, que o espelho é um outro personagem, separado dela. A atribuição a si mesma a imagem refletida no espelho só é possível após a incorporação cognitiva da sua unidade pessoal, do Eu psíquico, que ainda sincrético, vai passo a passo ganhando dimensões para seguir ao próximo estádio de desenvolvimento, o projetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (276.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com