TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DE WALLON A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  30/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Ellen Cristina, Elaine Capeletti, Luzia de Paula, Giulia, Jane Cruz, Gilnisvania e Jhonnys.

4º semestre Pedagogia

AS CONTRIBUIÇÕES DE WALLON A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva, o que o sustenta, o que o finaliza. Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, os seus aspectos epistemológicos, objetivos e metodológicos.

Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos factores de desenvolvimento. Para conhecer a infância e os caminhos da inteligência das crianças. A importância da inteligência para Wallon vem de uma árvore onde inclui a sociedade ou seja, a teoria do desenvolvimento é centrada na imagem de cada pessoa.

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

Para ele as emoções exercem um  papel importante no desenvolvimento da criança, pois  é por meio delas que o aluno desenvolve seus desejos e suas vontades. A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, novas idéias, novos valores.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com