TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Saúde

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Em São Paulo, houve uma demora, pois só no ano de 1982 o psicólogo feito e inserido nesse mercado de acordo com políticas da secretarias de saúde. Tudo isso visando a extensão dos serviços de saúde mental na rede básica. Os novos princípios e conceitos tinham por base os cuidados à saúde mental e valorizam o atendimento ao paciente dentro do seu contexto social seu domicílio e o trabalho em equipe e multiprofissional e, sendo assim, o psicólogo clínico e parte importante dessa equipe, dando suporte a saúde da equipe e aos pacientes.

Essa reforma no sistema de saúde e a valorização do trabalho em grupo abriu o campo e chamou a atenção dos psicólogos para a assistências pública à saúde. Após verificar como ocorreu essa introdução do profissional psicólogo no sistema de saúde, a compreensão da atuação profissional e da área Psicologia da Saúde, foram efetuados requeridas e considerou essencial estudar o que antes era preconizado, e atualmente o sistema brasileiro de saúde compreendeu a utilidade do profissional que serão nele inseridos.

Para Matarazzo, a psicologia da saúde agrega conhecimentos que permitem ao psicólogo atuar na¨ promoção e na manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença na identificação da etiologia e no diagnostico relacionados saúde, a doenças e as disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política de saúde ¨ (MATARAZZO apud ANGERAMI,2002, P.13).

A psicologia da saúde pretende a manutenção da saúde mental e a promoção ajuda o indivíduo a desejar diversas vezes a sua atuação na sociedade. Um campo multidisciplinar relacionado a outras áreas da psicologia como a psicologia comunitária. Possuímos que em mente as diferenças e seus campos de autuação. A psicologia da saúde qualifica o seu campo de atuação que compreende diversos setores da saúde. A psicologia preventiva comunitária, o atendimento a doentes terminais, gestantes e puérperas, Pacientes com distúrbios alimentares, adolescentes e crianças vítimas de abusos e etc.

E fundamental que tenha noções de saúde e doença, isso englobam uma interação entre aspectos sociais e ambientais, o indivíduo visto de forma biopsicossocial, psicológicos e físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com