TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Saúde/Hospitalar, do curso de Psicologia

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

NASF E ESF

CURITIBA

2015[pic 1][pic 2]

ALESSANDRA SLONZON

ANNE ZIMOSKI

CRISTIANA DA SILVA

FLAVIANE SANTOS

NASF E ESF

Pesquisa apresentada à disciplina de Psicologia da Saúde/Hospitalar, do curso de Psicologia, das Faculdades Pequeno Príncipe.

Orientadora: Profª. Angela Bley

[pic 3][pic 4]

CURITIBA

2015

SUMÁRIO[pic 5]

1.        Estratégia Saúde da Família (ESF)        

2.        Núcleo de apoio a Família (NASF)        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

        

[pic 6][pic 7]

  1. Estratégia Saúde da Família (ESF)

         A Estratégia Saúde da Família surgiu em 1994 pelo Ministério da Saúde, para a implantação da atenção primária em saúde em uma mudança do modelo assistencial vigente no país, mudando o paradigma voltado as doenças, baseando-se no hospital, para a promoção, prevenção e cuidados a doença dando continuidade ao cuidado. Tem como diretrizes a integralidade e a equidade da atenção, ao cuidado das famílias e das pessoas sob sua responsabilidade.

Foram implantados recentemente os núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), composto por psicólogos, assistente social, psiquiatra, nutricionista, possui também equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica, com o objetivo de compartilhar as práticas em saúde, realizar capacitações e elaborar projetos terapêuticos. É prevista também a implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde com a possibilidade para reorganização inicial da atenção básica com vistas a implantação gradual da ESF.A organização do trabalho das equipes deve estar centrada nas necessidades dos usuários e na busca contínua de melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população. Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por 4000 pessoas, sendo a média recomendada 3000, respeitando critérios de equidade para essa definição. É recomendado que seja considerado o grau de vulnerabilidade das famílias de certo território, quanto maior o grau de vulnerabilidade maior deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.

  1. Núcleo de apoio a Família (NASF)

O NASF, núcleo de apoio à família foi criado pelo ministério da saúde em 2008 cujo principal objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil, tendo como intuito ampliar as ofertas na rede de serviço.

Atualmente a NASF é regulamentada pela Portaria n 2.488, de 21 de outubro de 2011configuram-se com equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de saúde da família.

A Referida portaria traz como pressupostos políticas nacionais diversas, tais como Atenção Básica; de Promoção da Saúde; de Integração da Pessoa com Deficiência; de Alimentação e Nutrição; de Saúde da Criança e do Adolescente; de Atenção Integral à Saúde da Mulher; de Práticas Integrativas e Complementares; de Assistência Farmacêutica; da Pessoa Idosa; de Saúde Mental; de Humanização em Saúde, além da Política Nacional de Assistência Social.( DIRETRIZES DO NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com