TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Trabalho

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Meiriellen Oliveira Ra:2352275
Nome:  Ellen Vieira Brito RA: 8602517                    


                                               

                                                Trabalho e saúde mental  
                                                  Estudo de caso clinico

Caso 1:
Sexo: Masculino
Estado civil: Casado
Escolaridade: Ensino Médio  incompleto
Idade: 46 anos
Naturalidade : Brasileiro
Ramo de atividade: Transporte público
Último cargo: Motorista

Anaminese:
É motorista de empresas de transporte coletivo há 26 anos. Na empresa em que trabalha há 3 anos e 4 meses dirige ônibus dotado de motor dianteiro, estando exposto a ruído, calor e vibração; cumpre jornada das 15:40h à 00:50h, que se prolonga, com horas-extras freqüentes, até a 1h30min. Trabalha em trajeto de linha considerada violenta, tendo sofrido assalto à mão armada, por cinco vezes. Descreve a organização do trabalho nos seguintes termos: “A empresa pressiona muito e por qualquer coisa, demite sem direitos...Qualquer coisa é suspensão, advertência. Não há diálogo com a chefia. Eles querem é carro rodando na rua. Para ir ao médico, tem que pedir permissão. Se um colega bate o carro, “gancho”. Querem só tirar o carro do local e o trabalhador é quem arca com a burocracia e descontam o prejuízo do seu salário”

Quadro clínico:
O processo de adoecimento teve início após o último assalto. Nos dias seguintes ao assalto, trabalhou normalmente. Três dias após, em frente à garagem, presenciou um assassinato, prestando socorro à vítima

Diagnóstico segundo a CID 10:
Foi dado o diagnóstico de Síndrome Traumática Pós-Assalto (F43-1 Estado de Estresse Pós-Traumático, CID 10).

Proposta  de  reinserção do funcionário a sua atividade:
Como proposta de reisercão do funcionário a sua atividade, pode se pedir aos profissionais  superiores que:

Através da psicodinâmica do trabalho ajudem  o indivíduo a identificar seus pontos fortes e utilizá-los em proveito próprio.Dando  condições para que os funcionários desabafem e relatem sua história de eventos traumáticos, sempre que hajam sintomas de ordem psíquica. Familiarizando-o  com os sinais e sintomas do transtorno de estresse pós-traumático.
Perguntando sobre a presença de sintomas depressivos que possam estar presentes.  Como após um trauma, discutir  o potencial de prevenção do aparecimento de sintomas pós-traumáticos combinado com especialista para avaliar o impacto, dando a possibilidade de atendimento ao trabalhador, com suporte psicológico imediatamente após a ocorrência do evento, contribuindo para amenizar os danos causados pelo trauma. Orientando que se necessário, caso não tenha contra-indicação, considerar o tratamento farmacológico preventivo com propranolol ou fluoxetina, e atenção psicoterápica focada no trauma, com orientação de um especialista.
É necessário que expliquem ao paciente / funcionário o acompanhamento com  remédios e a eficácia do tratamento ao longo do período.
Ressaltando que a conduta mais adequada deveria ser a de analisar minuciosamente os contextos no período de trabalho, exigências e rotas, a fim de verificar possíveis medidas de segurança a serem adotadas.
Para o bem do funcionário e da empresa, deve ser preservada a identidade e integridade do funcionário,  investigando o contexto familiar, social, psicológico, levando em consideração suas adversidades, seus limites e suas necessidades nesse processo de reisercao  do funcionário.  Pessoas mais protegidas ao impacto de um evento traumático possuem maior resistência psicológica à pressão e a reações de estresse.
O manual do Ministério da Saúde é enfático ao dizer que a prevenção do estado de estresse pós-traumático relacionado ao trabalho envolve uma complexa rede de medidas de prevenção de acidentes, segurança e promoção de condições de trabalho, incluindo condições organizacionais de trabalho que respeitem a subjetividade dos trabalhadores (Ministério da Saúde do Brasil, 2001, p. 183).

Proposta  de  Prevenção:

Através da análise das exigências da atividade que o atual paciente realiza, se faz necessário o comprimento da normas descritos na NR9 ( proteção física: de rúidos externos, temperaturas  extremas, pressões a normais, e  da
NR17: Ergonomia. Ou seja para a empresa cabe a responsabilidade de pesquisar e investir em novos modelos  de ônibus, focando no bem estar físico, e mental de seus colaboradores.
 Um bom modelo que pode ser seguido,  é o da capital de São Paulo, onde vemos a maioria dos ônibus  modernos, com a motores quase silenciosos, ar condicionado, com os bancos seguindo as normas de ergonomia, e câmeras de seguranças. Pois essas medidas fazem com que colaborador se sinta mais seguro, enquanto exerce sua atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com