TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Trabalho

Por:   •  9/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 6
  1. TAREFA INDIVIDUAL (VALOR: 6,0 PONTOS)

Q1- Os fenômenos organizacionais revelam-se complexos para aqueles que querem investigar seus determinantes, tanto quanto para aqueles que buscam intervir na solução de problemas comuns no dia a dia de qualquer organização, independentemente de tamanho, setor ou segmento produtivo. É comum, na literatura, a compreensão de que tais fenômenos devem ser considerados como resultados da interação entre fatores que se estruturam em, pelo menos, quatro níveis de ocorrência: individual, grupal, organizacional propriamente dito e contextual ou ambiental. Considerando essas informações, avalie as afirmações abaixo, que relacionam os níveis de ocorrência dos fenômenos organizacionais com possíveis explicações de alguns temas organizacionais clássico, apontando se estão corretas ou incorretas e justificando sua reposta:

  1. Quando o absenteísmo é considerado o produto de fatores culturais e de políticas de gestão de pessoas, trabalha-se no  nível organizacional. (Valor: 0,5 ponto)

Resposta: Está correta, pois as causas do absenteísmo podem ser motivos da propria organizaçao ou motivos pessoais do funcionario, na falta de motivaçao e estimulo, nas condiçoes do trabalho, na supervisao ineficiente ou no descomprometimento do funcionario com a organizaçao, dentre outros.

  1. Quando a permanência do trabalhador na organização é explicada pela intensidade do seu comprometimento organizacional, trabalha-se no nível individual. (Valor: 0,5 ponto)

Resposta: A alternativa esta correta, pois

  1. Quando a perda do emprego não mais é atribuída à falta de habilidade do trabalhador, mas, sim, a mudanças tecnológicas que demandam novo perfil de qualificação, trabalha-se no nível contextual. (Valor: 0,5 ponto)

Resposta: Está correta, pois, com o tempo as organizaçoes sofrem adequaçoes de modernização, ja que as mudanças na tecnologia dentro do trabalho e seus setores vao se adequando a nova condição de trabalho. Desse forma, é preciso nova qualificação dos empregados.

  1. Quando a qualidade do desempenho no trabalho é explicada como resultado de processos motivacionais ligados a valores e metas pessoais, trabalha-se no nível grupal. (Valor: 0,5 ponto)

Resposta: Está correta, já que o desempenho no trabalho está ligado aos porcessos motivacionais relacionados a metas e valores pessoais, ligados ao nivel individual.

Q2 – Leia o texto abaixo:

Uma empresa de prestação de serviços de Seguro com filiais em todo Brasil, possui boa reputação, pois apresenta excelência em seus serviços. A composição desta filial apresenta: diretor, vice-diretor, e mais 16 gestores, separados por áreas. Na matriz, a psicóloga Marta, do departamento de gestão de pessoas, recebeu a reclamação de uma vice-diretora de que não conseguia exercer a liderança quando precisa substituir o diretor. Na ocasião em que o diretor precisa se ausentar, o vice assume o comando da filial, assim como algum chefe de cada área assume a vice-diretoria. A psicóloga realizou uma primeira entrevista por telefone com a vice-diretora Maria, a qual pediu apoio, pois havia um funcionário com dificuldade de relacionamento na equipe. Não a deixava trabalhar quando ela assumia a diretoria, pois maltratava o público, arrumava discussões com colegas de trabalho e produzia pouco. Esse funcionário, denominado Alex, não era novo na filial, mas há dois anos foi transferido de uma grande capital para essa filial de uma pequena cidade do interior. Segundo seu relato, os outros funcionários começaram a ter problemas, pois o fluxo do trabalho ficava prejudicado, além dela se sentir sem autoridade frente aos outros funcionários nessa situação. Além disso, percebia que a equipe estava pouco motivada e reclamando de cansaço físico e mental mesmo quando o outro diretor se encontrava na filial. Histórico anterior: numa festa de fim de ano, antes de Maria assumir a vice-diretoria houve uma discussão entre o funcionário Alex por causa da organização do evento. Não se falaram mais e depois os dois disputaram a vice-diretoria ao mesmo tempo, na mesma ocasião. Maria tornou-se vice-diretora da filial e a partir daí Alex passou a se sentir perseguido por todos.

Com base neste texto responda os itens a seguir:

  1. – Considerando os conteúdos de Recrutamento e Seleção de Pessoal desenvolvidos na disciplina, como você analisa a situação ocorrida? Qual a sua sugestão para a realização da indicação da vice-diretoria com o objetivo de não promover o conflito entre os dois colaboradores? (Valor: 2,0 pontos)

Resposta: Nota-se no caso a divergencia entre valores pessoais de Alex e da organização, o que tornou seu comportamento prejudicial ao fluxo de funcionamento do setor. O comportamento no trabalho expressa-se a partir das atitudes do trabalhador somadas com os valores da organizaçao e aos valores pessoais do funcionario, com isso, resultando na anuência do profissional, a atitude torna-se positiva.

        Seria necessario, para Alex, ao entrar na empresa, a passagem pelo protocolo de avaliaçoes para melhorar a visão sobre as caracteristicas de tarefas a serem feitas por ele, sendo analisadas suas aptidões, disposições, realizações e circunstancias pessoais. Após passar pelo protocolo de avaliações, Alex precisaria passar pelo processo de adaptação na empresa, deixando a par suas expectativas e acordos a serem seguidos, através de uma avaliaçao cautelosa e criteriosa para a não geração de frustrações, insetisfações e conflitos.

        II- Frente ao caso acima, quais intervenções em Treinamento e Desenvolvimento você julga que são necessárias para minimizar/sanar os problemas encontrados? (Valor: 2,0 pontos)

Resposta: Para a minimização de problemas encontrados, é necessario que a relação chefe/subordinado seja trabalhada já que a partir do momento que Maria nao conseguir desvendar o problema através do gerenciamento de dominaçao – impor uma imagem mais autoritária – com fim de defender sua posição e seus direitos, foi preciso de uma psicologa e, nesse caso, a organização deve agir como mediadora do conflito por meio de integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com