TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Trabalho

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

UNISOCIESC

BIANCA D. SOUZA

PAMELA A. CASTRO

PSICOLOGIA DO TRABALHO

CURITIBA

2020

Psicologia do trabalho

     Há dinâmicas únicas presentes no mundo do trabalho e ciências que visam estudar o trabalho através do olhar do trabalhador. O enfoque desta resenha será apresentar brevemente a Ergologia, clínica do trabalho e a psicossociologia do trabalho.

  1. Ergologia

      O enfoque da Ergologia é unir saberes para ter uma ampla visão da situação do trabalho, tendo como ponto de referência o olhar do trabalhador. Como são vivenciadas as dinâmicas do indivíduo no ambiente do trabalho e seus impactos. Considera múltiplos saberes, pessoas, valores e atividades para uma intervenção efetiva. A Ergologia critica o intervencionismo e utilitarismo que vê o trabalhador como uma ferramenta para um fim específico, e visa a adaptação do homem ao trabalho sem considerar o indivíduo em si.

      Em relação a prática do trabalho há de se considerar dois pontos relevantes o trabalho prescrito e o trabalho real, respectivamente:

1.1 O trabalho prescrito são as orientações, instruções, o trabalho em sua teoria. Enquanto o trabalho real consiste em uma prática que pressupõe imprevistos e adaptações para a realidade fluida

1.2 A prática do trabalho se adapta através de um processo de personificação, ou seja, cada indivíduo vai exercer a atividade de uma forma, colocando suas características pessoais. Todo trabalho implica em tomada de decisões independentemente da atividade ou cargo exercido, a diferença está nos impactos dessas escolhas.

     A Ergologia trabalha com o conceito de corpo si, que tem como primazia não carregar conhecimentos prévios para uma análise do fenômeno por ele mesmo, gerando uma intervenção efetiva e ampla agregando saberes.

     Outro conceito utilizado é o usos de si que analisa o quanto a força do trabalhador retorna para ele mesmo ou é direcionada a terceiros que a usufruem para seu benefício próprio. É relevante considerar os impactos que isso pode ter na vida do trabalhador, como por exemplo em sua saúde física e mental.

  1. Clínica do Trabalho

     A Clínica do Trabalho visa o bem estar do trabalhador e a qualidade de vida dentro da organização. Visa a relação entre o sujeito e a organização na qual ele exerce atividade. Há múltiplos fatores que atuam sobre a relação trabalhador x organização que impactam positivamente ou negativamente na saúde do trabalhador, ou seja, o trabalho pode ser considerado um promotor de saúde ou de adoecimento, tudo dependerá de que forma se dará essa realidade na relação.

     A clínica do trabalho consiste em lidar com elo mais fraco da relação, ou seja, o trabalhador e suas múltiplas vivências que sofrem variações com situações inesperadas, precarização do mercado de trabalho etc.

     Dentro do atual contexto de pandemia e isolamento social há mudanças significativas que afetam o trabalhador de diversas formas a serem consideradas. Um grande fator dentro das organizações como promotor de saúde é a interação e socialização entre os colaboradores. No cenário atual, por conta do isolamento social essa socialização sofreu impactos relevantes. A estrutura física e ferramentas de trabalho também devem ser consideradas como fatores que relevantes de impacto na saúde do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com