TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do trabalho e organizacional

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

A psicologia do trabalho e organizacional é uma área que estuda o relacionamento entre homem, trabalho e sociedade, nasceu em meados do século XIX e se tornou ainda mais forte devido à revolução industrial.

Até o momento a psicologia do trabalho e organizacional se divide em três partes: Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

A primeira fase (1924 – 1970) psicologia estava se firmando como ciência e foi a psicologia industrial foi criada com o  intuito de aumentar a lucratividade e a produtividade, ou seja, estava atrelada a indústria, visando  aumentar a produtividade e para isso apresentava o estudo de  produtividade (output) em função do esforço (input) e também utilizava de conhecimentos da Psicometria.

A segunda fase (1970 – 1990) veio como uma ampliação da primeira. Estudos sobre motivação, comportamento e comunicação ampliaram a visão dos psicólogos e com isso eles passaram a pensar também na estrutura da empresa e não só em postos. Passaram então a elaborar dinâmicas de grupo, a desenvolver de equipes e praticar estudos sobre liderança.

A terceira fase (1990 – atualmente) também é uma ampliação da anterior. Os psicólogos não estavam mais com a visão somente dentro das empresas. Eles passaram a se preocupar também com a saúde e o bem-estar do trabalhador.  Segundo Lima a psicologia do trabalho é “uma Psicologia que tem como ponto central o estudo e a compreensão do trabalho em todos os seus significados e manifestações”. (Lima, 1994, p. 53). Ou seja, a produtividade já não é mais o foco dos psicólogos, mas sim compreender melhor o homem que trabalha e sua relação com o trabalho.

A diferença entre a Psicologia industrial e a organizacional é que a industrial se preocupa com a questão da eficiência no projeto de tarefas, treinamento de funcionários, produtividade e avaliação de desempenhos. Já a organizacional se deu a partir das relações humanas nas empresas. Tem como foco o trabalhador como indivíduo, o bem-estar desses trabalhadores no ambiente de trabalho.

A atuação do profissional é bastante ampla. Ela não lida diretamente com problemas pessoais ou emocionais do trabalhador, pois essas questões pertencem à clínica. Segundo Kuhne essas são as principais áreas de atuação:

Recrutamento e Seleção de Pessoal: através da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de seleção de pessoal.

Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos: através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da organização.

Avaliação de Treinamento: desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho.

Avaliação de Desempenho: prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos problemas de desempenho no trabalho.

Análise de Cargos e Tarefas: desenvolve procedimentos e instrumentos para descrição de cargos e tarefas, usa referidos procedimentos e instrumentos seguido de análise dos resultados obtidos e faz a descrição dos cargos e tarefas.

Diagnóstico Sócio-Ambiental: observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e ecológico), estuda tanto a maneira como o ambiente físico influencia no bem estar das pessoas, quanto o impacto que as ações das pessoas têm sobre o ambiente físico e natural; orienta para a criação de programas sócio-ambientais como instrumento de conscientização, realização pessoal e elevação da auto-estima de seus colaboradores, observa e promove adequações da realidade social com o ambiente do trabalho através da definição de políticas de benefícios, tais como, transporte, assistência alimentícia, assistência médica, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com