TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Ambiente

Por:   •  27/5/2016  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: PSICOLOGIA E AMBIENTE

FACULDADE

PITÁGORAS

POÇOS DE CALDAS

ALUNA: KELLY DE OLIVEIRA CURCIO MONTEIRO

CURSO: PSICOLOGIA DATA: 17/03/2016

9º SEMESTRE NOTURNO

RESENHA

A PSICOLOGIA DO AMBIENTE: RESENHA HISTÓRICA

Segundo o texto as demandas relacionadas com o meio ambiente já fazem parte da humanidade há algum tempo. A população atualmente aproxima – se de seis bilhões, podendo quadruplicar em setenta anos. Baseados nesses dados e das Nações Unidas, o nível de mudanças no cenário econômico, social, e ambiental é de 95%. Desta forma essas mudanças acarretaram em grandes problemas para a população.

Neste contexto, podemos dizer que a psicologia ambiental iniciou – se de duas correntes teóricas, em que uma é externa a psicologia e a outra interna. A psicologia social ganhou sua autonomia ao passo que a psicologia experimental se destacou nas indústrias e em outros serviços.

A partir deste avanço Lewin (1947), “começou a aplicar a concepção da teoria de campo nas suas pesquisas subordinadas aos mais diversos problemas de índole social.”

Embasado em conceitos da ecologia, e voltados para o psicossocial, pode – se enfatizar as causas entre o indivíduo e o meio ambiente. Contudo os manifestos dos ecologista acabaram não sendo eficazes e deram origem ao movimento dos ambientalistas, cuja as demandas era conscientizar a qualidade de vida no âmbito urbano.

Segundo o autor “esta posições deram origem para que uma parte de psicólogos, sociólogos, ecologista e economistas e também governantes, tivessem uma visão interdisciplinar e integrada que lhes permitisse dar uma resposta concreta a todos estes problemas.

De acordo com pesquisas realizadas anteriormente os estudos eram voltados somente para as mudanças provocadas pelo ambiente ao indivíduo. É a partir dessas mudanças e das demandas voltadas ao meio, que a psicologia ambiental vai se dedicar não somente as relações entre a pessoa e o grupo na qual esta inserida, mas também em como se é estabelecida esta relação no ambiente em que vivem.

REFERÊNCIA

A Psicologia do Ambiente: Resenha Histórica. Disponível em : HTTP:// w.w.w. Silabo.pt/Prefácio/ Espaço.pdf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com