TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Direitos Humanos

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Declaração Universal dos Direitos Humanos e a sua contribuição para a Psicologia

     Atualmente a sociedade vive uma crise de desrespeito, no qual pessoas sofrem agressões verbais e físicas motivadas pela orientação sexual, raça, religião, e opinião política. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos presentes do artigo I “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos... E devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

     Em uma operação realizada pela Superintendência Regional do Trabalho de Goiás na cidade de São Miguel do Araguaia, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano, foi identificado 15 pessoas em condições de trabalho análogas à escravidão, no qual o auditor Rogério Araújo ressaltou ao G1 “O abrigo dos animais era melhor que o alojamento das pessoas.”, logo violando gravemente os direitos humanos de acordo com o artigo IV, que diz “Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas”.

     Segundo a página de notícias G1, no município de Pacaraima, em Roraima, fronteira com a Venezuela, ocorreu um assalto realizado por imigrantes, no qual a vítima foi agredido. Devido a isso a população revidou o ato colocando fogo nos acampamentos venezuelanos, e expulsando os mesmos. Ferindo os direitos humanos no artigo XIV ”1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.”

     A Psicologia é uma ciência que realiza uma intervenção na conformidade e no ajustamento do homem ao meio, conforme o código de ética do psicólogo um dos seus principais fundamentos é basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

     Portanto a psicologia está interligada aos direitos humanos, pois essa ciência visa promover a saúde e qualidade de vida para as pessoas, sendo necessário eliminar quaisquer formas de negligência, descriminação e violência. Além disso é importante a presença da classe em políticas públicas, observando e verificando possíveis corrupções ou tentativas de enganos na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com