TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Saúde

Por:   •  28/6/2017  •  Abstract  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

1º BIMESTRE

CONCEPÇÃO MÁGICO-RELIGIOSA: As doenças são introduzidas no corpo como pecado, maldição ou desobediência, como um castigo das forças alheias. E em algumas crenças religiosas a cura ocorre por meio de rituais, em outras há também o uso de plantas e métodos naturais, é uma questão de fé, mas evita-se viver ‘contra a natureza’, evita-se desviar do caminho correto.

CONCEPÇÃO BIOMÉDICA: Com foco doença, e somente na física, pois ainda não existia outra concepção, o problema existente era nos órgãos, na doença. Não existia opinião, o médico estava ali apenas para curar a doença. O corpo humano era tratado como uma máquina, qualquer defeito era problema no órgão, e era feito uma investigação e era, pois não existia problemas psíquicos era tudo voltado a problemas físicas. Saúde para eles era a ausência de doença, se você tem doença, é curado, se você não tem doença/deformidade física você está saudável.

CONCEPÇÃO AMPLIADA DE SAÚDE: É entender que esse sujeito não é visto como no modelo biomédico, que se entende como uma máquina, como saúde com ausência de doenças. Essa concepção é entender que vários fatores influenciam na saúde desse individuo, como o social o psíquico, tudo, essa visão ampliada é o que entendemos hoje por saúde, por exemplo uma pessoa com depressão, não existe ferida que mostre que você está doente, mas semblantes em seu estado emocional mostra que você tem algum problema e precisa ser tratado, diferente da biomédico. A visão ampliada ela é biopsicossocial, é vista como um todo.

SAÚDE COMO POTÊNCIA DE VIDA: Contribuir para promover autonomia e na capacidade de agir. Como por exemplo, ter HIV, e continuar a vida normalmente. Essa concepção é para pessoas que perdem o sentido da vida e diante disse buscar forças para continuar, para se reinventar. O papel do psicólogo é mostrar que dentro daquele problema a novas possibilidades de se viver.

ORDEM CRONOLOGICA: Mágico-religiosa, Biomédica, Visão ampliada de saúde e potencialização de vida.


DETERMINANTES SOCIAIS DE SAUDE: (DSS): Para a comissão nacional sobre os determinantes sociais da saúde são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população, são também condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.

O principal desafio dos estudos sobre a relação do DSS consiste em estabelecer uma hierarquia de determinantes entre fatores mais gerais de natureza social, econômica, política, e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples direta de causa-efeito.

As intervenções sobre os determinantes sociais de saúde:

1º nível: refere-se a fatores comportamentais e de estilos de vida indica que estes estão fortemente influenciados pelos DSS, pois é muito difícil mudar comportamentos de risco sem mudar as normas culturais que os influenciam.

2º nível: corresponde às comunidades e suas redes de relação. Os laços de coesão social e as relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.

3º nível: se refere a atuação das políticas sobre as condições materiais e psicossociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, buscando assegurar melhor acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade e outros.

4º nível: refere-se à atuação ao nível dos macrodeterminantes, através de políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de produção ambiental e de promoção de uma cultura de paz e solidariedade que visem a promover um desenvolvimento sustentável, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas, as violências, a degradação ambiental e seus efeitos sobre a sociedade.


PREVENÇÃO DE DOENÇAS, SEUS AGRAVOS, E EXEMPLOS

O termo Prevenção está relacionado a medidas tomadas antes do surgimento ou agravamento de uma condição mórbida ou de um conjunto dessas. Portanto, prevenir também significa agir para que a doença se manifeste de forma mais branda no indivíduo ou no ambiente coletivo.

PROMOÇÃO DE SAÚDE, E EXEMPLOS

De modo geral, a Promoção da Saúde é vista como o conjunto de ações cujo objetivo é tratar as doenças: avaliações médicas preventivas, consultas, exames, ou ainda, há quem pense em programas de vacinação ou mutirões de profissionais da ‘saúde/doença’ na expectativa de promover saúde. “Promoção da Saúde representa uma possibilidade concreta de ruptura de paradigma no campo da saúde”


2º BIMESTRE

Emergência em um novo campo de saber: A psicologia da saúde como um novo campo de saber parece ser uma temeridade, o aspecto psicológico da saúde/doença vem sendo discutidos desde longa data e os psicólogos já há muito tempo vem marcando presença na área da saúde e a abertura de novos campos de atuação vem introduzindo transformações qualitativas na pratica que requerem novas perspectivas teóricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com