TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Saúde

Por:   •  28/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

Qual conceito de saúde norteia o movimento da Reforma Sanitária? Como a declaração de Alma Ata contribuiu para essa nova concepção de saúde?

A reforma sanitária foi marco na formulação das propostas de mudanças do/no setor de saúde pública, trazendo um conceito ampliado onde saúde é vista como: não mais como algo exclusivo de alguns, mas como direito de todos. E também não mais como ausência de doença, mas como bem estar que contempla outros aspectos e dimensões de vida de um sujeito fazendo assim que, para que se tenha saúde é preciso ter acesso ao um conjunto de fatores e condições como: moradia, alimentação, educação entre outros.

O que são políticas públicas? Como elas se articulam as demandas da população? Qual o ciclo de uma política pública?

Podem ser consideradas como conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado forma direta ou indireta, com a participação dos entes públicos ou privados, visando assegurar um específico direito de cidadania, de forma que se espalha para vários propósitos e direções ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As se articulam as demandas da população pois tem como objetivo resolver um problema público, apresentar soluções a partir de demandas específicas. O ciclo das políticas públicas se baseia nas fases de: identificação do problema, agenda, formulação, tomada de decisão, implementação, monitoramento e avaliação.

Apresente as iniciativas de superação do modelo hospitalocêntrico que se desenvolveram na Europa e Estados Unidos a partir da segunda metade do século XX.

Psiquiatria Preventiva e Higiene Mental (Gerald Caplan): parte da premissa de que a doença mental é uma doença como as demais, e deve ser prevenida e tratada como tal, desencorajando assim seu isolamento da sociedade.

Comunidades terapêuticas na Inglaterra (Maxwell Jones): procura se contrapor a estrutura asilar considerada excludente e cronificadora.

Psiquiatria de setor na França (François Tosquelles, Hospital de Saint-Alban): trabalha com o conceito de territorização da demanda, através da criação de centros de saúde mental e de enfermarias de psiquiatria no hospital geral, que obedecem ambos a uma regionalização, e onde equipes de profissionais de saúde mental acompanham o paciente tanto na internação, como na comunidade.

Antipsiquiatria inglesa (Ronald Laing e David Cooper): movimento de contestação radical a ordem psiquiátrica, negando não apenas a validade da psiquiatria, mas a própria noção de doença mental.

Psiquiatria Democrática Italiana (Franco Basaglia): Denuncia a violência representada pelo manicômio e pelas formas de tratamento empregada e propõe um modelo de acolhimento baseado na liberdade a partir da lógica territorial comunitária.

O que foi o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental? Qual sua importância para a Reforma Psiquiátrica Brasileira?

Identificado como o de início efetivo do movimento social pelos direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país, foi um movimento formado por trabalhadores integrantes do movimento sanitário, associações de familiares, sindicalistas, membros de associações de profissionais e pessoas com longo histórico de internações psiquiátricas. Sua luta era uma denúncia da violência dos manicômios, da mercantilização da loucura, da hegemonia de uma rede privada de assistência e a construir coletivamente uma crítica ao chamado saber psiquiátrico e ao modelo hospitalocêntrico na assistência às pessoas com transtornos mentais. Foi importante também pela chegada ao Brasil de Franco Basaglia e assim abrindo caminho com pressupostos importantíssimos para a Reforma Psiquiátrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com