TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia

Dissertações: A Psicopedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicopedagogia esta presente no processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve atuar em vários campos do conhecimento, sendo assim fiz o curso: “Introdução a Psicopedagogia”, para adquirir conhecimento sobre o tema, já pensando em ajudar o educando com dificuldades na sala de aula.

O objeto de estudo da Psicopedagogia, segundo Kiguel, “está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento" (Nadia Bossa, 1991, p. 24). Vimos também que “a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto”, diz Neves, (Nadia Bossa, 1991, p. 12). Vale lembrar que os primórdios da psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, e no Brasil veio surgir o primeiro serviço de orientação Psicopedagógica em 1958, que tinha o objetivo de melhorar a relação entre professor-aluno.

A área de atuação do psicopedagogo esta se ampliando, pois inicialmente caracterizava-se somente no aspecto clinico (Psicopedagogia Clínica). Hoje também há o campo de atuação no aspecto institucional, acontecerá em escolas e organizações educacionais e está mais voltada para a prevenção dos insucessos relacionais e de aprendizagem, se bem que muitas vezes, deve-se considerar a prática terapêutica nas organizações como necessária. E vimos também a Psicopedagogia aplicada a segmentos hospitalares e empresariais está voltada para a manutenção de um ambiente harmônico e à identificação e prevenção dos insucessos interpessoais e de aprendizagem. Pode ser realizada de forma individual ou em grupo.

Dentro do curso apresentado, que particularmente me auxilio muito no conhecimento sobre a psicopedagogia, foram abordados outros assuntos importantes dentro do tema central na qual foi o suficiente para chegarmos à conclusão que a Psicanálise representa um corpo de conhecimentos sobre os nossos desejos, os nossos pensamentos, e o modo como esses pensamentos estão e os desejos se expressam através dos nossos sonhos, crenças e ações. É uma teoria que procura explicar o modo como as diferenças individuais da personalidade e conflitos que surgem na infância, ou durante a infância. A Psicanálise é também uma forma de psicoterapia, trata os distúrbios emocionais, individuais, mas é importante relembrar que enquanto a psicanálise "trabalha" com pessoas (paciente), mostrou informação muito importante sobre o comportamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com