TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Psicologia

Por:   •  13/6/2019  •  Resenha  •  5.233 Palavras (21 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 21

RESENHA

SANTOS, Marco Antonio Merechia; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. A Interdisciplinaridade e o Trabalho em Equipe no Programa de Saúde da Família. Arquivos Catarinenses de Medicina, Santa Catarina, 2003.

INTRODUÇÃO

Em 1994 o Ministério da Saúde instaurou o Programa de Saúde da Família (PSF) com a finalidade de promover e auxiliar na prevenção na área da saúde com princípios de atuação de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens operantes em uma população territorial estabelecida, com isso tornou-se um método para solucionar as questões do programa de saúde da população e um meio de estabilização do Programa SUS.

O PSF propõe um complemento salarial significativo deste modo alguns profissionais se dispõem em trabalhar no PSF visando interesses particulares e deixando de lado o princípio básico do programa em questão, desta maneira há profissionais que são pouco preparados e apresentados para atuar no mesmo, fazendo que o compromisso com a saúde da população seja pouco compreendida, havendo um desinteresse e uma desagregação na comunicação profissional.

Com intuito de aprimorar a capacitação dos profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família, as Diretrizes Curriculares na área da saúde pelo MEC estabeleceram métodos que desenvolvem profissionais capacitados, orientados à atenção básica de saúde e preparados para agir em prol de solucionar os impasses que estão presentes em qualquer população carente.

METODOLOGIA

Revendo a Criação Do SUS

As políticas públicas de saúde, sempre direcionou as ações a nível federal, de aspecto pontual e campanhista, reféns do humor político dos governos autoritários, neoliberais e elitistas. Além disso, a todo momento essas políticas foi envolvida por um padrão de representação de medico e no hospitalismos absoluto deixando de lado as condutas preventivas fundamentais para tal área, podendo ser salientado também a falta de recursos da gestão da saúde devido à falta de comprometimento político dos grupos  afim de assegurar os direitos básicos para uma população desamparada. Novas diretrizes foram estabelecidas em 1988 pela Constituição Federal constatando a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Os princípios doutrinários e organizativos do SUS inclui a universalidade que tem como finalidade a garantia do acesso para todas as pessoas, independente do sexo, renda, raça, nível social entre outras; a equidade, que oferece a imparcialidade, respeitando à igualdade de direitos e dando mais atenção a parte mais necessitada da população; a integralidade que visa integrar a promoção, a prevenção, a recuperação e a reabilitação da população; a regionalização e hierarquização que atua na organização da área geográfica pré estabelecida e elaborados por fatores epidemiológicos fiscalizando e contendo gastos; a descentralização administrativa distribuída entre o governo Federal, Estadual e o Municipal; e a participação popular que especificam as políticas de saúde, elaborando diretrizes e métodos para controlar a atuação das ações políticas especificas.

O SUS tem como intuito a ação assistencial, vigilância epidemiológica e sanitária, saneamento básico, fiscalização de insumos, alimentos e água, proteção ao meio ambiente, formação de recursos humanos na área da saúde e desenvolvimento científico e tecnológico.

 

O PSF como Estratégia para Consolidação do SUS

Por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), se introduziu de forma mais inclusivo a atenção para a família e a comunidade, promovendo a promoção a saúde e a prevenção. Devido os princípios fundamentais do SUS, o Programa de Saúde da Família se dispõe a, oferecer um atendimento adequado nas unidades municipais, certificando o auxílio e prevenção na área da saúde; recompor o sistema de atenção voltada para a família; assegurar o respeito à igualdade de direitos na área da saúde, afim de atender as necessidades da família e da comunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde o plano em relação a saúde da família e comunidade viabilizou o sistema de atenção favorecendo uma percepção melhor da metodologia  saúde-doença, atuando também na progressão do sistema de prevenção, promoção e vigilância da saúde oferecendo uma qualidade de vida e de saúde, com o intuito de agir previamente no princípio de alguma possível enfermidade e nos riscos sanitários e ambientais.

Posto isto, em conformidade com o Ministério da Saúde, as equipes do Programa de Saúde da Família precisam desempenhar seu papel de maneira eficiente sendo aptos a: identificar os principais problemas de saúde e episódios de risco; elaborar um sistema para responder de forma adequada o processo de saúde/doença; prestar assistência principalmente nas realizações em relação a promoção à saúde; resolver as questões encontradas mais relevantes; desenvolver sistemas educativos para o autocuidado dos pacientes; promover o seguimento quanto aos problemas identificados entre as pessoas, famílias e comunidade; realizar visitas domiciliar com o objetivo de avaliar a condição de saúde da família e da pessoa; prover a internação domiciliar na qual o paciente tenha condições, não dispensando a hospitalização se necessária for; estimular e participar de reuniões de equipe para analise com relação ao diagnóstico e o caminho a seguir para solucionar de modo eficaz os problemas preferenciais.

É fundamental que os profissionais sejam capacitados, preparados e aperfeiçoados para dar uma melhor assistência para a população com a finalidade de resolver problemas e oferecer um atendimento de qualidade, visto que existem vários profissionais que deixam a desejar, apresentando dificuldades com o tratamento, atendimento, informação e inclusão às pessoas, tornando assim um trabalho inadequado para lidar com a área da saúde envolvendo a população. Deste modo é essencial que a qualificação comece a partir da graduação destes profissionais.

Interdisciplinaridade no PSF - A Teoria na Prática

O PSF visa a introdução do trabalho em equipe interdisciplinar, com o proposito voltado para a intervenção preventiva e a promoção da saúde envolvendo principalmente grupos de riscos, necessitados e carentes.

Para entender a especificidade interdisciplinar o autor se baseia na acepção multidisciplinar e pluridisciplinar. Com isso, ele destacou que a característica multidisciplinar e pluridisciplinar retrata o agrupamento intencional ou não de conhecimentos, sem existir uma busca real de objetivos comuns. Já a interdisciplinaridade ele se refere como sendo uma intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com