TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e Trabalho

Por:   •  4/9/2019  •  Monografia  •  3.341 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO

FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS

                                                 

[pic 1]

Amanda de Faria Cunha

        Thaísa Marcia de Almeida        

Trabalho de Campo

Belo Horizonte

2018

Amanda de Faria Cunha

        Thaísa Marcia de Almeida        

Trabalho de Campo

Trabalho de Campo apresentado à disciplina de Saúde e Trabalho, do curso de Psicologia da Faculdade Ciências Médias de Minas Gerais, apresentado como requisito parcial para aprovação.

 

Professor (a): Terezinha Araújo

.

Belo Horizonte

2018

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        3

2.        INTRODUÇÃO        4

2.1.        Trabalho e sociedade        4

2.2.        Trabalho e Adoecimento        4

3.        SAÚDE E TRABALHO: ANÁLISE DO CENÁRIO DA EMPRESA X        6

3.1.        A área que cuida ou que deveria cuidar do trabalhador        6

3.2.        Os impactos do trabalho no processo de adoecimento do trabalhador        8

3.3.         Os dados objetivos        9

4.        CONCLUSÃO        11

5.        REFERÊNCIAS        11

  1. APRESENTAÇÃO

Trabalho de Campo realizado no primeiro semestre de 2018, à luz de referencial teórico da disciplina Saúde e Trabalho, ministrada pela professora Terezinha Maria Araújo.

O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a realidade do trabalho de profissionais, bem como as relações e fenômenos que ocorrem neste contexto.  A partir da articulação entre teoria e prática, como também do exercício de uma escuta psicológica no âmbito do trabalho, buscou-se identificar a relação do sujeito/equipe com o seu contexto de trabalho, as atividades que realiza e a influência disso em sua subjetividade: vivência de prazer, impactos na saúde e relações com a equipe e com a instituição.

Realizou-se duas visitas à uma empresa de grande porte responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, aqui denominada Empresa X. Selecionou-se a amostra por conveniência de 3 funcionários da área financeira, a saber: um gerente e dois técnico-financeiro.

O método consistiu em três entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro fornecido pela docente, sendo seu conteúdo abrangendo a percepção que o empregado tem da empresa, da equipe, do clima organizacional e do acolhimento frente ao adoecimento.

 Foi realizado, inclusive, levantamento dos atestados apresentado pelo período de XX/XX a XX/XX e analisado os seguintes dados: período de afastamento e motivo (CID). Por fim, os dados foram redigidos, analisados e relacionados ao referencial teórico.

  1. INTRODUÇÃO

  1. Trabalho e sociedade

O trabalho constitui-se um conceito que permeia a sociedade em sua forma de organização, como também na vida de cada cidadão, sendo o modo como o sujeito constrói a si mesmo e ao seu ambiente. Desde a Antiguidade Clássica, perpassando pela era da Revolução Industrial até chegar a contemporaneidade observou-se mudanças significativas nos modos de relação entre sujeito e trabalho e nos resultados dessa interação.

Na Grécia e Roma Antiga, o trabalho considerado intelectual era ocupado pelos cidadãos da elite, enquanto o trabalho braçal era realizado por escravos e vencidos em guerra, marcados por extrema degradação em suas condições de vida e labor. Por vezes o trabalho era, inclusive, considerado castigo dos deuses àqueles que cometiam algum erro (ORNELAS & MONTEIRO, 2006).

Nos séculos XVIII e XIX, a sociedade assiste à mudanças significativas, cujo trabalhador rural se torna operário das grandes fábricas. O surgimento da tecnologia através de máquinas à vapor e novos instrumentos de trabalho é o que caracteriza a Revolução Industrial como um marco histórico iniciado na Inglaterra. Entretanto, a falta de direitos trabalhistas, a miséria, a jornada prolongada e as péssimas condições laborais continuaram acompanhando a vida dos trabalhadores (ORNELAS & MONTEIRO, 2006).

Após diversas lutas e reivindicações, leis foram criadas a fim de assegurar os direitos dos trabalhadores. Todavia, por vezes, algumas dessas leis são quebradas e outros fatores causadores de sofrimento na saúde do trabalhador vêm sendo desvendados e discutidos. Fatores estes que perpassam os conceitos de identidade com o trabalho, qualidade de vida e condições de trabalho, que não apenas podem, mas interferem no processo de saúde-doença dos trabalhadores.

  1. Trabalho e Adoecimento

Na contemporaneidade o trabalho configura-se como valor importante e conserva seu lugar relevante na vida da sociedade. Por isso, vários estudos (MORIN, 2001; COUTINHO, KRAWULSKY & SOARES, 2007) apontam para necessidade das organizações se voltarem para a relação do trabalhador com o seu contexto de trabalho.

A organização deve possibilitar aos trabalhadores a realização de algo carregado de sentido, para que possam praticar e desenvolver competências, conhecer a evolução de seu desempenho e, assim se identificar com as atividades que executam. Por isso, torna-se imprescindível atentar-se para a diversidade das tarefas, a identidade com o trabalho, o significado do trabalho, a aprendizagem contínua, o reconhecimento, como, também, com os salários justos, a estabilidade no emprego, a segurança, as condições físicas, a saúde e os processos adequados, a fim de que as necessidades intrínsecas e extrínsecas do trabalhador possam ser consideradas e atendidas congruentemente com o alcance das metas de produção e desempenho desejados pela própria organização (MORIN, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com