TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Asperger

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PSICOLOGIA

Educação Inclusiva

Estudo Dirigido: Síndrome de Asperger

ARARAQUARA

2016

Síndrome de Asperger

Características gerais da síndrome de Asperger.

A síndrome de Asperger é um transtorno neuro-biologico que faz parte de um grupo de condições conhecidas como perturbações do espectro do autismo. Há uma série de deficiência de desenvolvimento, incluindo o autismo, como também outras doenças com características similares regerimo-nos dos transtornos do espectro do autismo.

Crianças com síndrome de Asperger compartilham muitos dos mesmos sintomas que os portadores do autismo de alto funcionamento. É importante ressaltar que os meninos são mais propensos do que as meninas a serem afetados pela síndrome de Asperger.

Foi Hans Asperger, pediatra vienense que em 1944, nomeou a desordem, descrevendo pela primeira vez um conjunto de padrões de comportamento aparentes, em sua maioria, em pacientes do sexo masculino. Asperger percebeu que, embora estes meninos tinham desenvolvimento da linguagem e inteligência normal, eles tinham um grave comprometimento nas habilidades sociais, sendo incapazes de se comunicar eficazmente com os demais.

Essa mmínima interação social é característica da síndrome de Asperger, sendo acompanhada de padrões de fala estranha, poucas expressões faciais e desigualdade em ler s linguagem corporal dos outros, podendo se envolver em rotinas obsessivas e apresentar uma sensibilidade incomum aos estímulos sensoriais ( por exemplo, podem tapar os ouvidos para bloquear sons no ambiente).

  • Diagnóstico da Síndrome de Asperger.

Pesquisadores e especialistas de saúde mental ainda estão investigando as causas do autismo e da Síndrome de Asperger. As pesquisas apontam para a possibilidade de aanormalidades cerebrais como causa de síndrome de Asperger, havendo diferenciação nas estruturas funcionais em regiões específicas do cérebro.

Por crianças com síndrome de Asperger funcionarem bem na maioria dos aspectos da vida, pode ser muito difícil diagnósticar uma criança com tal  síndrome, sendo mais fácil atribuir seus comportamentos estranhos por apenas ser " diferentes".

Especialistas orientam que a intervenção precoce, onde está envolvida a formação educacional e  social, a avaliação psicológica e de habilidades de comunicação são normalmente idealizadas para a determinação dos pontos fortes e quais são as deficiências no desenvolvimento social desta criança.

  • Tratamento psicológico na Síndrome de Asperger.

Devido ao fato de a síndrome de Asperger ser recente no desenvolvimento da psicologia de psiquiatria, várias abordagens ainda se encontram em fase inicial, mas é claro que, quanto mais cedo o tratamento se iniciar, melhor será a sua recuperação, implicando tratamentos psicoterapêuticos, educacionais e sociais.

Através de psicolos preparados, crianças com essa síndrome podem ser ajudadas na aprendizagem social através do treino de competências sociais, que consiste na criança aprender a interpretar expressões não-verbais, emoções e interações sociais. Tal procedimento previne o isolamento e depressão que geralmente ocorre quando entram na adolescência.

Para um tratamento com rendimento bastante satisfatorio, é recomendado que os psicoterapêutas utilizem -se do embasamento comportamental, pois as terapias baseadas na emoção podem ser bastante estressantes e desconfortáveis para estas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com