TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

FMU

PSICOLOGIA

Abordagens Psicológicas Contemporâneas

Atividade Pratica Supervisionada

Análise clínica do filme “Que horas ela volta?” com ênfase em Teoria Cognitivo Comportamental

São Paulo

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

FMU

PSICOLOGIA

Abordagens Psicológicas Contemporâneas

   A Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentado ao quinto semestre do curso de psicologia como parte dos requisitos necessários à obtenção de média semestral para a mateira de Abordagens Psicológicas Contemporâneas

São Paulo

2022

Sumário

Introdução…………………………………………………………………….4

Desenvolvimento: A Teoria Cognitivo Comportamental …………….6

Desenvolvimento: Consolidação da TCC no caso clínico…………...10

Desenvolvimento: Intervenção clínica…………………………………...12

Considerações finais…………………………………….………………….14

                                            INTRODUÇÃO

“Que horas ela volta?” é um longa-metragem lançado em 2015. Dirigido por Anna Muylaert, o filme que ficou grandemente conhecido por seu enredo foi um dos maiores sucessos em seu ano de lançamento, com indicações a importantes premiações do cinema nacional como, por exemplo, na categoria melhor longa-metragem através do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

O roteiro que é dado por Anna, também diretora, e Regina Casé, que dá vida a Val, protagonista que vem sai de seu estado natal, Pernambuco em direção ao estado de São Paulo para trabalhar realizando atividades domésticas na casa de uma família, é marcado por uma história que comumente se reproduz fora das telas em nosso país.

Val, é responsável por todos as tarefas da casa da família, desde que chegou na casa e, em meados de 2005 assume também a responsabilidade de cuidar de Fábio, filho de Bárbara e Carlos. Ela então acompanha o desenvolvimento e amadurecimento de diversos fatores da vida da personagem, como por exemplo, idade e personalidade.

Barbara, interpretada através da atriz Karine Teles, dedica-se excessivamente a vida profissional, fator que faz com que seu filho sinta sua ausência e questione à Val que horário mãe retorna para casa após seu trabalho, cena encontrada logo no início do longa que dá origem ao título do mesmo, ‘Que horas ela volta?’.

A reviravolta da história ocorre quando Jéssica, filha da protagonista, que ainda morava com a avó e o pai em Pernambuco, resolve ir à São Paulo com o intuito de se dedicar aos estudos para prestar vestibular no curso de arquitetura e urbanismo.

Jéssica, que durante 10 anos esteve distante fisicamente distante da de Val, não demonstra ao chegar e reencontrar a mãe laço afetivo concerto, isto é, a relação de ambas as personagens não apresenta ser estável, contínua e sólida. As cenas do filme provam que durante o tempo distante da mãe ela não criou nenhum sentimento, como a primeira cena em que reencontra a mãe e apresenta desconforto ao ter toque físico com Val.

Nas semanas iniciais em sua estadia na nova cidade, Jéssica fica junto com Val, que já passa os dias uteis da semana, na casa dos patrões. Com isso, diante da convivência com os demais, Jéssica proximidade com Carlos, que com a ausência de sua esposa Barbara e a ociosidade diária projeta em Jéssica uma forma de encontrar carinho e afeição, visto que, desde que a mesma chegou, começou a receber aquilo que não havia de seus familiares, atenção.

Além disto, a chegada da filha Val causa confusão na casa da família, visto que Jéssica é recebida por Carlos e Fábio descontraidamente, realizando atividades cotidianas, como tomar café da manhã na mesa com a família, já que Barbara não encara essas situações como não apropriadas para Jéssica por ser filha da funcionaria doméstica.

Baseados no contexto desta história, discernimos o trabalho seguindo a linha da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).


A TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

A Teoria Cognitiva Comportamental, também conhecida por profissionais e estudantes da área como TCC, teve sua origem dada por Aaron Beck. Esta teoria é novata comparada com as demais utilizadas na psicologia, na última década tem ganhado força principalmente com o seu favoritismo entre os médicos psiquiatras que a indicam para realizar tratamento como depressão, ansiedade e transtornos de personalidade.

Esta linha de pensamento da psicologia que surgiu com a necessidade de auxiliar indivíduos a terem melhor percepção sobre suas emoções parte do princípio cognitivo, ou seja, pensamento. Ela acredita que toda emoção expressa por um ser parte através de seus pensamentos, fazendo com que estes gerem respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas. Isto é, diante de qualquer situação emitimos um comportamento e/ou, emoção, esta linha teórica do pensamento contempla que no intervalo entre a situação e emoção/comportamento existam os pensamentos, que são automáticos e podem ser reproduzidos através de frases ou imagens. A grosso modo podemos dizer que a TCC funciona da seguinte maneira:

Situação- Pensamento- Emoção/ Comportamento

O ponto alto da abordagem é dado quando o indivíduo emite pensamentos disfuncionais, alterando todo o seu ciclo comportamental que o leva a emoções e comportamentos também disfuncionais, em geral estes são demonstrados de forma mais exagerada que são geradas em uma proporção fora do contexto em que se está inserido.

Para aqueles que contém algum tipo de transtorno, como o transtorno de ansiedade generalizado (TAG) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), estes pensamentos disfuncionais contribuem de forma negativa as devidas patologias, fazendo com que a distorção do pensamento seja ainda mais suscetível ao indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (328.9 Kb)   docx (247.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com