TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE JEAN PIAGET

Por:   •  18/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DE JEAN PIAGET

Jean Piaget, foi o nome mais importante na área da educação, na segunda metade do século XX. Ele sempre enfatizava que não existia um método Piaget.

Antes de mais nada Piaget foi biólogo, e dedicou sua vida a observar cientificamente o desenvolvimento do conhecimento do ser humano em especial o da criança.

Sua teoria ficou conhecida como “ teoria da epistemologia genética. É uma teoria dirigida para o desenvolvimento natural da criança.

De acordo com Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios. São eles:

Estágio sensório-motor - de 0 a 2 anos

Evolução da percepção e motricidade, passa das ações reflexas para atividades voltadas para seus objetivos.

Estágio pré-operacional - de 2 a 7 anos

Neste estágio a criança interioriza os esquemas de ação, surge a linguagem simbólica e da imitação cedida.

Estágio operacional-concreto - de 7 a 11 anos

Compreende a reversibilidade, sem coordenação da mesma, classificação, seriação e compensação simples. Capaz de resolver problemas práticos de maneira lógica.

Estágio formal - de 11 anos até a fase adulta

Desenvolvimento das operações lógicas matemáticas e infralógicas, da compensação complexa e da probabilidade. Desenvolve interesse por questões sociais.

Piaget contribuiu enormemente com o raciocínio lógico-matemático, que é primordial na escola.

Apesar das descobertas de Jean Piaget terem tido importante impacto na pedagogia, comprovaram que a transmissão do conhecimento é uma habilidade restrita. Não se pode fazer com que uma criança adquira um conhecimento daquilo que ela ainda não é capaz de aprender, e mesmo tendo tal capacidade, ela só terá o interesse no momento em que esses ensinamentos lhe fizerem falta no processo cognitivo. Isto é, a criança absorve o que ela própria desenvolve, seu aprendizado é construído por ela própria. Por isso Piaget afirma que educar é “ provocar a atividade “ é estimular a busca do conhecimento.

A primeira grande contribuição que este estudo trará para minha experiência como educadora é entender que devemos respeitar os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança. E, tomando conhecimento das características de cada idade, trabalharei de forma mais consciente o método de ensino, adequando a didática em cada momento da evolução da escolaridade, elaborando propostas conforme cada faixa etária.

Outro aspecto que também julguei importante, foi saber que o conhecimento não é algo que está terminado e sim um processo em constante construção e criação, trabalhando a elaboração por meio de ações que estimulem e induzem a criança a aprender e desenvolver cada vez mais suas capacidades. E o método construtivista vem de encontro ao que penso a respeito do aprendizado mecanizado, ultrapassado, decorado e repetido.

O aluno pode construir seus conhecimentos, atuando, executando, criando e edificando este saber a partir do ambiente social em que vive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com