TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DE JEAN PIAGET

Por:   •  17/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

CLARENTIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

VIVIANE MARQUES BARREIROS DE PAULA

RA – 8034413

BIOLOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROJETO SEM PRÁTICA – TEORIA DE JEAN PIAGET

PORTFÓLIO 11ª SEMANA

POUSO ALEGRE – MG

2018

Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Piaget acreditava que a função da inteligência é auxiliar a adaptação ao ambiente. De acordo com seu foco na adaptação, acreditava que o desenvolvimento cognitivo acompanhava-se de respostas cada vez mais complexas ao ambiente. Propôs que com a crescente aprendizagem e maturação, tanto a inteligência quanto suas manifestações tornam-se diferenciadas, mas altamente especializadas em vários domínios.

Nos primeiros meses de vida, o comportamento da criança é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, devido ao processo de adaptação, embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados.

O comportamento é uma resposta que varia em função da interação entre a personalidade do sujeito e a situação.  

Por isso, Piaget considerava que o desenvolvimento dos seres humanos se processava por meio de estágios lineares e crescentes que se tornavam mais complexo.  Cada um deles representa um estágio de equilíbrio, cada vez mais estável, entre o organismo e o meio, onde ocorrem de determinados mecanismos de interação, como a assimilação e a acomodação.

Esses estágios são:  

  1. Período sensório-motor: inicia-se com o nascimento e vai, aproximadamente, até os 02 (dois) anos de idade. A criança está trabalhando ativamente no sentido de formar uma noção do eu.  
  2. Período pré-operatório: que é subdividido em:  

Período simbólico: inicia aos 02 (dois) anos de idade e termina aos 04(quatro) anos.

Período intuitivo: inicia aos 04 (quatro) anos de idade e termina aos 07 (sete) e 08 (oito) anos.  

A criança desenvolve noções a respeito de objetos.

  1. Período operatório-concreto: inicia aos 07 (sete) e 08 (oito) anos de idade e termina aos 11 anos.

As operações que levavam alguns minutos, agora é efetuada rapidamente.

  1. Período operatório abstrato ou operatório formal: vai dos 11 anos em diante.  Uma das características mais importante de período é o pensamento.

De acordo com Piaget, todos os seres humanos passam por essas fases, mas o início e o término de cada uma delas dependem das relações entre as características biológicas estágios em faixas etárias é uma referência para nos nortearmos quanto ao desenvolvimento do ser humano, e não uma norma rígida a ser seguida.  

No que se refere à contribuição de Piaget para a Educação, ele não fornece respostas ao professor de como se deve ensinar um aluno, mas possibilita identificar o estágio em que o aluno se encontra, permitindo compreender como o aluno aprende, quais são seus limites e suas potencialidades intelectuais.

CONCLUSÃO

Jean Piaget aprendeu muito sobre como as crianças pensam, observando várias delas e prestando muita atenção ao que parecia ser erro no raciocínio das mesmas. E considerava tudo no comportamento motor, verbal e mental parte da ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com