TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Psicanalítica Da Transferência Na Aprendizagem

Por:   •  11/4/2023  •  Artigo  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

A teoria psicanalítica da transferência na aprendizagem

Bruna Borges[1]

Carlos Araújo[2]

Introdução

Segundo Medeiros (2017), o tema afetividade é de extrema importância na relação professor e aluno pois ele sendo construído de maneira embasada gera o respeito mútuo e reflete diretamente na aprendizagem, tornando o aluno mais motivado e consequentemente alcançando os objetivos propostos com mais facilidade.

Uma maneira de gerar esta afetividade entre professor e aluno é pondo em prática algumas teorias que refletem esse processo, destacando a teoria de transferência de Sigmund Freud. Na teoria freudiana de transferência destaca-se como elementos do passado que estão no nosso subconsciente refletem no futuro. O presente trabalho irá analisar como esta teoria influencia no processo de ensino aprendizagem.

O objetivo principal da análise da teoria de Freud justifica-se pelo fato que conforme a Lei de Diretrizes e Bases, a educação deve estimular a afetividade. Este trabalho também busca colaborar com conhecimentos e assim poderá ajudar profissionais em suas metodologias.

  1. Materiais e métodos

Para analisar a teoria freudiana de transferência foi realizado estudos através da metodologia de revisão bibliográfica. Segundo Gil (2002), a revisão bibliográfica deve esclarecer os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e as contribuições proporcionadas por investigações anteriores, assim, com base em materiais já publicados devem ter fontes impressas, mídias físicas, ou on-line, com destaque para livros, artigos e periódicos.

  1. Fundamentação teórica

Inicialmente para entendermos o surgimento da transferência devemos analisar que segundo Santos (2009, p. 16), “a transferência, como fenômeno inevitável, uma das criações da neurose, foi descoberta por Freud, em 1888, durante o tratamento inicial da histeria, através do método catártico de Josef Breuer”. Com base nesta afirmativa é possível notar que o termo transferência incialmente foi utilizado por Freud.

No livro Um caso de histeria, escrito em 1996, Sigmund Freud cita a transferência como:

São reedições, reproduções das moções e fantasias que, durante o avanço da análise, soem despertar-se e tornar-se conscientes, mas com a característica (própria do gênero) de substituir uma pessoa anterior pela pessoa do médico. Dito de outra maneira: toda uma série de experiências psíquicas prévia é revivida, não como algo passado, mas como um vínculo atual com a pessoa do médico. (FREUD, 1996, p.72).

Ligando esta teoria de Freud com a aprendizagem, segundo Santos (2009), podemos entender que a transferência na questão da relação pedagógica faz com que o aluno se volte para a figura do professor, já que ele representa quem e como sabe ensiná-lo. Nessa relação, a transferência se instala por meio de um intercâmbio entre inconscientes: o inconsciente do professor e o do aluno.

Conforme Martins (2018), podemos entender então que após a transferência se instalar o professor e o aluno conseguirão desenvolver seu papel, assim o professor nessa condição se permite entrar na criação imaginaria da criança, podendo tomar um lugar de confiança através de repetições de histórias de amor e carinho com o desenvolvimento da transferência, assim, tornando o ambiente harmonioso, consequentemente, a criança se sentira segura e capaz de aprender.

Compreendemos que a transferência auxilia no processo ensino aprendizagem bem como nas questões afetivas pois conforme Santos (2009, p. 30), “se bem manejada, a transferência pode servir como um instrumento auxiliar no processo de cura, assim como, na educação, se detectada e trabalhada pelo professor, pode servir com um meio de captar o interesse e a dedicação do aluno para o que é ensinado”. Com este entendimento é notável que a teoria da transferência é capaz de mudar o desenvolvimento tanto professor como do aluno e assim agregando neste processo.

  1. Resultados e discussões

Através da transferência na aprendizagem é possível notar se instaurar a confiança entre professor e aluno.

Figura 01 - Desenvolvendo a confiança através da transferência

[pic 1]

               Fonte: https://cutt.ly/gBjvlMq. Acesso em: 10 out. 2022.

A imagem acima representa o que a transferência na aprendizagem é capaz de realizar, se bem estruturada a relação professor e aluno irá ser de carinho e colaboração entre ambos.

O professor, na transferência, carrega algo que é do aluno e é por este revestido de uma importância especial, a qual lhe garantirá poder e autoridade em sala de aula. O professor colhido pela transferência passa a fazer parte do inconsciente do aluno, e é a partir desse lugar em que é colocado é que será escutado, ou seja, tudo que o professor disser será escutado através dessa posição particular que ocupa no inconsciente do sujeito. (SANTOS, 2009, p. 48)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com