TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA GESTALT: PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM

Por:   •  23/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  4.592 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DA GESTALT: PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM

A Psicologia da Gestalt opõe-se ao behaviorismo, seus estudos julgam os fenômenos psicológicos como um grupo independente e indivisível na sua configuração e organização, ligado à percepção e às leis que regem a organização perceptual.

Max Wertheimer, que publicou a obra que é o marco inicial da Gestalt; Wolfgang Köhler, estudioso que realizou vários experimentos sobre a cognição dos chipanzés, e Kurt Koffka, que publicou várias obras significativas, com estudos na área, foram os fundadores e difusores da Gestalt e cursaram Filosofia e Psicologia na Universidade de Berlim.

Em 1920, a Gestalt concebida no Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim, possuía um dos mais bem equipados laboratórios do mundo, realizando pesquisas sobre inúmeros problemas psicológicos e sendo, na Alemanha, uma escola dominante. Entretanto, em 1933, com a ascensão dos nazistas ao poder, muitos estudiosos deixaram o país por conta das ações repressivas, assim, o centro da Gestalt mudou-se para os Estados Unidos, porém não teve a mesma coerência de pensamento e influência.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DA GESTALT

A definição da palavra Gestalt em outras línguas, que não seja a alemã, é um pouco complicada, visto que não há equivalentes, o que intrica o entendimento completo e claro do que o movimento retrata.

A palavra tem sentido de forma, de atributo oferecido às coisas, segundo Moraes. Para os adeptos da Gestalt, o que identificamos são relações e não sensações, e baseado nessas percepções, assim como as assimilamos, é que nos comportamos, emocionamos e agimos.

A Gestalt foi associada, em síntese, à percepção, porém não como um simples conjunto de elementos sensoriais, já que, para Schultz e Schultz, a percepção é uma completude e tentar analisá-la e limitá-la a elementos causa sua destruição.

O trabalho da Psicologia, para os componentes dessa vertente, seria entender a percepção assim como a experienciamos, considerando que nossa experiência perceptiva organiza e atribui significado à percepção instantaneamente, concebendo-a em um significado, em uma lógica. A função da Psicologia da Gestalt seria, em resumo, expor e elucidar a ordem inerente da percepção.

A Gestalt empenha-se em compreender os comportamentos como um todo, sem restringi-los a um de seus elementos, o que não significa a negação de que o grupo comporte suas partes ou a incapacidade do estudo dessas partes.

A assertiva da Gestalt de que a totalidade é maior do que a soma das partes, e é diferente delas, foi amplamente divulgada e tomada como carro-chefe. Desse modo, a identidade dos objetos é resultado da maneira como os seus componentes se combinam e não somente dos componentes isolados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com