TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Análise do Comportamento Criada por B. F. Skinner

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDONIA- IESUR

FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES - FAAr

[pic 1]

Teorias da Personalidade

                                            Geslaine Oliveira de Almeida              

                                                 

ARIQUEMES

2016


1 – Descrição/Relato da análise:

O objetivo do presente trabalho consiste em analisar o filme o quarto de Jack. Para tanto se utilizou a teoria da análise do comportamento criada por B. F. Skinner.

Na abordagem comportamental, vemos que o homem interage com o meio em que vive. Certamente, Jack tem afeto e suporte para seu desenvolvimento. No entanto, seu mundo se restringe ao quarto e sua mãe, um universo afetuoso, entretanto, limitado, o meio ambiente influencia no crescimento psicológico do individuo, Jack fantasiava dentro do quarto no qual nasceu e viveu até os 05 anos, ele acreditava que o universo era o seu quarto.  O mundo em que ele acreditava foi construído por Joy, (mãe), ela ensinou o filho ler, escrever, brincar e exercitar-se.

   Jack teve seu convívio social privado de contingências, tendo como reflexos comportamentos involuntários e como consequência um mundo paralelo para eles viverem. As crianças adquirem confiança em si mesma através do reforçamento de atos pelas quais cuidam de si, por exemplo, ao comerem e se vestirem, porem, Jack tinha apenas sua mãe como base. Comportamentos podem ser imitados sem serem reforçados diretamente, entretanto, só ocorre se a imitação for reforçada muitas vezes; através da generalização à própria imitação assume a qualidade de reforço, todavia Jack foi privado, pois não havia outros convívios para que o comportamento fosse imitado pelo mesmo. O comportamento de Jack foi enfraquecido pelo fato de sua mãe falar a verdade, e para Skinner pelos eventos que seguem a resposta, o comportamento operante é controlado por suas consequências.

A mudança no ambiente de Jack que pode ser chamada de controle do comportamento onde somos todos controlados pelo mundo que vivemos, a prisão é um caso que demonstra a ineficiência da punição, a vida como prisioneiro não ensina aos reclusos meios socialmente mais aceitáveis de receber as recompensas que deseja apenas os punem por ter cometido vários comportamentos desagradáveis. As punições de Joy tiveram uma informação do que não fazer levando-a a algumas vezes desistir de sua fuga.

O fato de Jack ter passado por momentos difíceis, como o cárcere privado deixou sequelas em sua estrutura mental, levando a uma realidade de mudança em seu comportamento, dificultando sua relação social, familiar e individual. Quando finalmente Jack sai do quarto é apresentado a ele um novo mundo onde ele da o início aos poucos em sua interação com meio social aprendendo a lidar com situações diferentes no qual ele conhecia, tendo como reforço o afeto de sua mãe, avó, atual afeto da avó e amigos devolvendo a ocorrência de resposta positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com