TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE TEORIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

                     [pic 1]

Silvana Arrais

RA: 8821335231

CRIAÇÃO DE TEORIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O conjunto de teorias do comportamento do consumidor é decorrência direta da visão do seu humano.

O ser humano como ser biológico, como ser biológico criou uma teoria baseada nesses processos.

Os pontos de partida são:

A. O ser humano é positivo, racional. afirma que o ser humano é definido como alguém dotado de raciocinio, lógica, análise, antecipação, daí decorrendo as práticas de Marketing embasadas  na razão.

O homem tem necessidades e desejos infinitos que se contrapõem às suas possibilidades finitas e limitadas de satisfazê-los.

Teorias que se ocupam do consumidor-empresa utilizam esses modelos de racionalidade. A suposição é que "a empresa" pensa.

B. O comportamento de consumo pode ser medido, previsto e modelado.

A psicologia debateu-se com a questão do seu objeto de estudo.

Para resolver essa questão utilizando conceitos da Biologia e da neurologia, autores como B.F. Skinner e Dollard (apud Hall e Lindzey, 1973) desenvolveram a teoria comportamental, ou behaviorismo.

O behaviorismo e todas as variações ganharam terreno no Marketing.

C. O ser humano é emocional. herança das teorias da  personalidade, com autores conhecidos como Freud (1976) e Maslow (1970), dizem que a base do comportamento está nas emoções e não na razão.

A teoria de Maslow, admite a noção da consciência do sujeito sobre seu comportamento e seus motivos. Já a de Freud, coloca as emoções e seus conteúdos ideativos no nível do inconsciente.

Práticas de Marketing que mantém pouca relação lógica ou funcional com o produto.

D. O comportamento do consumidor é basicamente um fenômeno social. Parte da sociologia que se ocupa do fenômeno do consumo, tem uma visão otimista. Alguns produtos e serviços, tais como, cervejas, escolas e viagens, são fundamentalmente mostrados beneficiando a integração social.

O consumerismo é um movimento de conscientização do consumismo geralmente propalado por um grupo de voluntários que buscam criar uma espécie de compromisso de grupo.

Abrangendo idéias do behaviorismo, das teorias fatoriais de traços de personalidade e da Sociologia, há uma literatura extensa sobre a tipologia dos consumidores.

Os profissionais de Marketing utilizam a tipologia para construir previsões de vendas. Por outro lado, as facilidades de coleta e manuseio de bancos de dados estão dando novo impulso  às tipologias.

F. O comportamento do consumidor é um dos fenômenos que mostram a estrutura do ser humano.

Com a padronização e a massificação da comunicação, os modos de satisfação das necessidades começam a tornar-se menos numerosos . Segundo Levitt (1995), pessoas do mundo todo estão apresentando comportamentos cada vez mais semelhantes.

G. O consumo pode ser entendido em uma visão sistêmica. O sistemismo é o funcionalismo (Demo, 1995) e coloca o ser humano em quatro níveis de análise - biológico, psicológico, social. econômico.

A interatividade pressuposta no modelo sistêmico leva ao estudo das relações de compra e venda, persuasão e negociação, atendimento e satisfação.

Afirmamos que existem três eixos ou níveis nos quais as teorias se apoiam para serem construidas: as orientações básicas do comportamento, as experi~encias e a decisão do princípio teórico explicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com