TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Cognitivo Comportamental E A Relevância No Processo Terapêutico De Pacientes Com Diagnóstico Em Transtorno De Ansiedade Generalizada

Por:   •  8/11/2023  •  Monografia  •  3.048 Palavras (13 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

NÚCLEO DE PÓS - GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIABEU

CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO E INSPENÇÃO

JULIANA DE APARECIDA DOS SANTOS REZENDE

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL

BELFORD ROXO\RJ

2023.

[pic 2]

CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO E INSPENÇÃO

 NÚCLEO DE PÓS - GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIABEU

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL

JULIANA DE APARECIDA DOS SANTOS REZENDE

Trabalho de conclusão de curso – exigência parcial para obtenção do título de especialista em lato sensu em Gestão escolar, Administração e Inspeção Escolar

BELFORD ROXO\RJ

2023.

DEDICATÓRIA

A minha querida avó Noêmia Conceição dos Santos pelo esforço dedicado à minha formação e em especial a Sra. Professora Jânua Celi Miranda, pela dedicação, incentivo e apoio.

AGRADECIMENTOS        

Dedico esse trabalho a Deus, agradecendo por todas as graças alcançadas em minha vida. Também a minha amada avó Noêmia e meu esposo Fábio de Oliveira, companheiro de todos os momentos.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”

José de Alencar.

RESUMO

O objetivo deste artigo é promover a sistematização do processo de gestão escolar e compreender a atuação do diretor escolar, do orientador educacional e do supervisor escolar e a atuação desses especialistas no contexto educacional. Deste modo, o referencial se baseia em pesquisas qualitativas mediante revisão bibliográfica sobre o tema, ressaltando seus principais aspectos; já os procedimentos metodológicos baseiam-se em pesquisas realizadas por alguns estudiosos do assunto.

Palavras-chave:  Gestão escolar, contexto educacional, atuação profissional.

        

ABSTRACT

RESUME

The objetive of this article is to promote the systematization of the school management process and understand the perfomace of the school diretor, the educational advisor and the schol supervisor and the performace of these specialits in the educational contexto. Thus, the referenc is based on qualitative research through a bibliographical review on the subjectv, highlihting its main aspects; the methodological procedures are based on ressearch carried our by some experts on the subject.

Keywords: School management, educational contexto, professional perfomace.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………….

1.1. Gestão escolar

 1.2 A contribuição da administração escolar para o ambiente educacional

JUSTIFICATIVA ...............................................................................................

 OBJETIVOS ...............................................................................................

METODOLOGIA .......................................................................................

RESULTADOS E DISCUSSÃO ..............................................................  CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 

INTRODUÇÃO

O conceito de gestão escolar foi criado para eliminar um possível foco restrito no termo gestão escolar. Foi formado pelos movimentos de abertura política do país, que passaram a promover novos conceitos e valores, principalmente relacionados à ideia de autonomia escolar, participação da sociedade e da comunidade, criação de escolas comunitárias, cooperativas e associativas. e promover associações de pais. Desta forma, a instituição educativa foi entendida como um sistema aberto no âmbito da administração escolar, que possui uma cultura e identidade próprias e que pode responder eficazmente às exigências dos ambientes operativos locais.

Libaneo (2007) também prefere usar o termo gestão escolar para se referir à escola e busca uma compreensão sociocrítica da gestão escolar. Nessa concepção, a gestão escolar também aparece como um sistema que conecta pessoas, "considerando o propósito de suas atividades e a interação social que se desenvolve entre eles com auto e contexto sócio-político em formas democráticas decisões” (LIBÂNEO, 2007, p. 324). Entende-se que o processo de tomada de decisão ocorre de forma coletiva, permitindo que os membros do grupo discutam e reflitam juntos. Assim, o diretor pratica o princípio da autonomia na dimensão política, o que exige relações mais estreitas com a comunidade educativa, pais, unidades e entidades externas à escola. A gestão é então uma atividade através da qual mobilizam recursos e procedimentos para atingir os objetivos organizacionais e incluem aspectos administrativos e técnico-administrativos.

Todas essas características devem, portanto, ser claramente definidas na liderança escolar, com base na afirmação de que a gestão é uma atividade comum a todas as atividades humanas. No entanto, as escolas, como qualquer outra organização, utilizam os serviços governamentais, e isso é claramente notório, pois ao longo de sua história a marca do caráter permanece e sua eficácia é organizada.

  1. Gestão Escolar

O conceito de administração escolar foi criado para superar o possível foco limitado no termo administração escolar. Esta começou a promover novos conceitos e valores, principalmente relacionados com as ideias de autonomia escolar, participação social e comunitária, criação de escolas comunitárias, escolas cooperativas, escolas associativas e a promoção de escolas neste país. movimento de liberalização associação de pais. No contexto da gestão escolar, portanto, uma instituição educacional foi entendida como um sistema aberto, com cultura e identidade próprias, capaz de responder com eficácia às demandas do contexto local em que está inserida MENEZES, EBENEZER (2001). A educação é considerada uma das ciências mais importantes para a sociedade, e as escolas têm uma nobre missão a cumprir. Porém, como qualquer organização, uma escola deve ser bem administrada e ter um gestor responsável pelas atividades que desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (232.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com