TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sociologia

Resenha: Trabalho sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia

A sociologia é o estudo da forma de viver do ser humano, seus grupos e os diversos tipos de sociedades que eles constituem, é de extrema importância para o convívio humano, pois através do conhecimento social percebemos a necessidade de ter uma visão ampla da sociedade em que estamos inseridos.

No caso do documentário Ilha das Flores, percebemos a forma individual de viver de algumas pessoas, forma esta, que está inserida em grupos distintos da sociedade, mais que estão interligados entre si.

A forma de viver do japonês que planta tomates está relacionada ao seu grupo de produtores, mais tem influência na forma de viver da vendedora de perfumes, por exemplo o preço do tomate, o que não está bom ela joga fora, e este vai servir de alimentos para os porcos ou não. O que não serve para os porcos outras pessoas comem.

São quatro grupos sociais interligados, grupos diferentes na forma de viver, porém um depende do outro. O grupo tem sua realidade individual, assim como as pessoas também tem a sua, diferente umas das outras. Cada um tem sua influência familiar que os direciona a tomada de decisões e a visão de viver. Desta forma, cada grupo tem a sua cultura peculiar.

Sobre os objetivos do estudo da sociologia, de acordo com o texto de Anthony Giddens, na página 5, parágrafo 4: “o objetivo é investigar as relações entre o que a sociedade faz de nós, e o que fazemos de nós mesmos”, o documentário deixa claro que para sobreviver o plantador de tomates, a vendedora de perfumes e o criador de porcos trabalham para conseguir ter dinheiro e com isso conseguem interagir com outros grupos e tornam-se melhor naquilo que fazem, e o reflexo se dá no padrão de vida de cada um. Quando não existe essa cultura que visa o melhoramento pessoal e social, acontece o que foi visto no documentário, pessoas comendo o que não serve para os porcos. Este grupo de pessoas é incapaz de lutar para produzir um trabalho e ter seu ganho para o sustento, vivem com sobras e entendem que esta é a foram de viver pessoal.

Este estudo nos ajuda a evoluirmos na nossa auto compreensão, percebemos porque agimos e como acontece o funcionamento de nossa sociedade. Temos assim um conhecimento que nos torna mais capazes de influenciar nosso próprio futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com