TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia

Artigo: Trabalho Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura e civilização

Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.

Embora todas as comunidades humanas tenham sua própria cultura, elas podem apresentar diferentes níveis de adiantamento e de complexidade. Sob este aspecto, é possível classificá-las cm três patamares evolutivos.

Isso posto, podemos distinguir os seguintes estágios na evolução das sociedades humanas:

Selvageria — Economia de coleta, nomadismo, tribal, desconhecimento dos metais.

Barbárie — Produção de alimentos (agricultura e pastoreio), sedentarização total ou parcial, crescimento demográfico, uso dos metais.

Civilização — Vida urbana, Estado estruturado, religião institucionalizada, sociedade complexa, utilização da escrita.

A evolução da humanidade não significa um processo contínuo de aperfeiçoamento. É comum as civilizações produzirem manifestações eticamente condenáveis e que não existiam nas sociedades ditas “inferiores”.

Por exemplo: os índios apaches (selvagens) aprenderam a prática da tortura com os conquistadores espanhóis (civilizados).

Fonte: http://www.coladaweb.com

Etnocentrismo

O etnocentrismo nada mais é do que indivíduos de uma mesma sociedade julgar sua cultura superior às outras, ou seja, um ritual religioso ou até mesmo uma comida típica diferente do habitual pode gerar repudio de quem não conhece ou pratica. Por exemplo: na Índia a vaca é considerado um animal sagrado e aqui no Brasil estamos acostumados a comer carne de vaca sem nenhum receio. Outro exemplo que podemos observar é o patriotismo “exagerado” da população dos Estados Unidos, resultado disso é o relacionamento conturbado com alguns países devido ao excesso de poder.

Devemos ressaltar que nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra.

Transmissão de cultura

Refere-se aos meios de como uma geração antiga passa sua cultura para os mais novos – por exemplo: a família, ou a maneira pela qual ideias, atitudes e hábitos passam de uma pessoa para um grupo, um professor por exemplo.

Meios de transmissão de cultura:

Informais: meios de comunicação imprensa, jornais, novelas, filmes.

Formais: Escolas através do conhecimento, Igrejas ensinam costumes.

Identidade Cultural

São características que formam o individuo como, por exemplo: um estilo de vida, a religião, até mesmo o modo de vestir, musicas, etc. Características que unidas representam a cultura.

Contracultura

A contracultura é uma manifestação cultural de grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade, buscam estilos de vida alternativos e às vezes vivem isoladamente. Ou seja, há uma forte oposição contra os costumes, normas e valores da sociedade em que estão inseridos.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com