TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação do psicólogo em contextos específicos

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do Texto 3: A atuação do psicólogo em contextos específicos

Neste texto será apresentado algumas particularidades dos diversos contextos mencionados, como o da Saúde, do Educacional, do Organizacional e o de Pesquisa.

Atuação do psicólogo no contexto da Saúde

Esse contexto engloba a atuação do psicólogo em diversos subcontextos, como os destacados a seguir:

Psicologia Clínica (Atuação é em consultório particular ou outros locais)

Nesta forma de atuação, o contato do profissional com seus pacientes é feito pessoal e individualmente com o objetivo de promover a saúde, através da resolução de seus problemas. Suas atividades mais comuns são o psicodiagnóstico, a psicoterapia e o aconselhamento, atividades de orientação profissional/vocacional. Sendo assim, a prática multiprofissional não é muito utilizada entre os clínicos particulares, os psicólogos menos experientes muitas vezes recorrem a supervisão de psicólogos mais experientes, para discutirem e receberem orientação sobre os seus casos.

Pode-se encontrar a sua aplicação em um consultório particular, em um hospital, em um posto de saúde ou em uma escola. Por isso, falam-se em um “modelo” clínico de atuação, que dependendo do contexto onde ele aparece, assumem formas particulares.

Alguns críticos do modelo clinico tradicional defendem a criação e o desenvolvimento de novos modelos de atuação, mais apropriados aos novos contextos, especificamente os que envolvem os serviços públicos de saúde e algumas instituições. Os mesmos deveriam estar voltados para a população em geral, para as comunidades e coletividades especificas, com objetivos preventivos, considerando as necessidades comuns de cada população.

Psicologia Hospitalar (atuação em hospitais gerais)

O trabalho do psicólogo no Hospital Geral tem múltiplas especialidades, como por exemplo a cardiologia, a maternidade e a oncologia. Nesse espaço, a doença ocupa lugar de destaque, tornando o individuo doente, internado ou atendido no ambulatório o foco principal da atenção do psicólogo, sendo responsável por proporcionar a humanização do hospital, o bem estar físico, social e mental do paciente, assim como buscar a prevenção, a promoção e a recuperação do mesmo, restringindo-se não só a eles, como as suas famílias, cuidadores e a toda equipe profissionais de saúde que trabalham no hospital.

As atividades mais utilizadas pelo psicólogo nesta área são a orientação, a psicologia breve (uma espécie de psicoterapia, porém feita em tempo mais curto), e o psicodiagnóstico. Eles também proporcional atividades de ensino e treinamento dos profissionais para a atuação em hospitais, contribuindo para a formação de seus futuros colegas.

Portanto, sua abrangência social é bem grande, pois não atinge somente o individuo doente, mas toda a coletividade que faz parte do contexto hospitalar. Sua presença nos hospitais públicos é bastante significativa, pois amplia o acesso das camadas mais pobres, já nos hospitais particulares, sua presença não parece ser tão significativa.

Psicologia Institucional e Comunitária (atuação em instituições e comunidades de diversas naturezas)

Os profissionais desta área trabalham em orfanatos, asilos, instituições de atendimento psicológico a deficientes, ONGs de várias naturezas, ambulatórios, postos ou unidades básicas de saúde, hospitais psiquiátricos, entre outros. Através da Psicologia Jurídica, trabalham em instituições de justiça, varas de família, juizado de menor, etc., e através da Psicologia do Esporte, o foco são os grupos de esportistas.

Levando em conta que é a saúde da população que esta em jogo, pode-se observar a presença tanto do modelo clinico tradicional, como da presença de atividades mais apropriadas as características dessas instituições, dependendo do numero de pessoas envolvidas no atendimento, é utilizado o método de trabalho com grupos, assim como novas atividades precisam ser desenvolvidas para poder dar conta das demandas sociais e para que o psicólogo possa dar um melhor atendimento para todos.

Atuação do Psicólogo no contexto Educacional

Sua atuação é vista basicamente como um educador, participando do processo educacional como um todo e colaborando com aquilo que faz parte especificamente da área de conhecimento da Psicologia, como por exemplo o desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem humana, que são colocados em pratica junto com outros conhecimentos de outros profissionais (equipes multiprofissionais) para que a aprendizagem ocorra da melhor maneira possível.

As principais atividades do psicólogo educacional são o planejamento curricular, o treinamento de professores, o contato com a família, a orientação de alunos e a organização do espaço educacional. Tendo caráter preventivo, que são tentativas de maximizar a probabilidade de que haja aprendizagem e que os objetivos educacionais sejam atingidos, ou seja, não se espera o problema acontecer para trata-lo, a atuação vem antes disso, para que assim evite dos problemas ocorrerem.

Em algumas instituições ainda prevalece o modelo clinico tradicional, que pode implicar a presença das atividades de psicodiagnóstico, aplicação de técnicas e métodos de tratamento psicoterapêuticos, ou encaminhamento para outros profissionais para tratamento. Este modelo é de caráter remediativo, ou seja, o profissional irá lidar com os problemas depois que eles surgem, tentando ameniza-los.

A atuação dos psicólogos neste contexto são pequenas, e praticamente restritas as escolas particulares, pelo fato de o sistema publico de ensino não considerar a presença do profissional de psicologia importante em suas escolas, o que ocasiona uma abrangência pequena na função social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com