TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A felicidade em universitários segundo a psicologia positiva

Por:   •  1/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 18

X. Apresentação dos Resultados

x.1 Significado da Felicidade

        Mesmo contando com apenas 6 participantes, baseamos nossa análise de dados no conhecido artigo de Dela Coleta e Dela Coleta (2006), onde há uma pesquisa sobre felicidade e seus significados na visão da Psicologia Positiva também em contexto universitário. O artigo corroborará na comparação dos dados obtidos por esta equipe com uma pesquisa anterior mais ampla.

Todos os entrevistados apontaram mais de um fator que podem ser significados de felicidade, apesar de termos uma amostra reduzida, segue uma tabela com os principais significados de felicidade, juntamente com a quantidade de vezes em que os itens foram mencionados.

Possíveis significados de felicidade

Qtd.

Bem-estar

2

Experiências

2

Família

2

Dinheiro

2

Momento

2

Planejar o futuro

1

Indefinido (individual)

1

Amigos

1

Saúde

1

Conhecimento

1

(Tabela 1: Respostas à pergunta: O que é felicidade para você

entre Universitários da Faculdade de Química da UFAM)

        Ao analisar a tabela 1, imediatamente percebemos que não há consenso sobre o que seja a felicidade entre os pesquisados. Contudo considerando família, e amigos como fator concreto por haver representação física e compreensão quase universal sobre seus conceitos, percebemos a existência de certa vantagem dos fatores não-tangíveis, como por exemplo: experiências, bem-estar e saúde na percepção do que seja felicidade para os participantes da amostra.

        Ao compararmos com os dados obtidos por Dela Coleta e Dela Coleta (2006), na Tabela 2 observamos que muitos fatores considerados determinantes para a felicidade repetem-se em ambas, demonstrando a solidez destes.

Para você o que é uma vida boa?

%

Saúde

15,50

Harmonia, paz

11,00

Amizade

10.95

Amor

10,72

Dinheiro

9,58

Família

8,90

Trabalho e Emprego

7,41

Realizações

6,96

Fé em Deus

5,93

Estudo e Educação

3,08

Viagem

2,85

Liberdade

2,73

Respeito

2,62

Humildade e Honestidade

1,71

(Tabela 2: Frequência e Porcentagens das

Categorias de Respostas à Questão:

Para você, o que é uma vida boa?)

Por outro lado, encontramos opiniões de que apesar de saber o que entende por felicidade, muitos participantes entendem que é impossível definir felicidade de maneira global. A participante 1, por exemplo fala:

        “Tem vários fatores que faça com que a gente seja feliz, tipo, muita coisa pode fazer a gente ser feliz, mas o que me faz feliz pode não fazer o outro feliz, e, acho que não tem nada associado ou que nos faça ser felizes”.

O participante 2 declara que cada um é feliz conforme seu gosto, que pessoas diferentes tem objetivos diferentes.

x.2 O que é necessário para a felicidade?

Apesar de parecer redundante, o quesito procura abordar não a felicidade em seu significado, mas sim o que os pesquisados compreendem ser o caminho para chegar a esta felicidade.

As respostas a esse quesito foram na maior parte mais objetivas que a anterior, e apresentaram também menos variáveis. Atribuímos a isso à crença dos pesquisados que a felicidade em sua plenitude deve abranger todas ou muitas áreas de sua vida. O caminho pode ser totalmente desconhecido como na fala da participante 5: “Bom...não sei... não sei o que dizer o que é necessário pra ser feliz”. Pode por outro lado depender de si mesmo como acreditam as participantes 1 e 4. Esta última, por exemplo, afirma que a plenitude na vida só pode ser alcançada conscientemente por nós mesmos.

Saúde, boa condição financeira e acreditar no futuro foram as outras formas apontadas de como alcançar o objetivo de ser feliz.

x.3 Relevância de discutir-se sobre felicidade

Todos os entrevistados afirmam que discutir sobre o tema é relevante para a sociedade. Os motivos são variados, por exemplo a participante 5 acredita na vontade global do homem em sentir-se feliz e fala sobre uma verdadeira perseguição disto:

“Porque é algo que o ser humano busca muito, ...é... todos os dias..é... a felicidade, é.... lê muito sobre isso, como buscar a felicidade tanto no relacionamento pessoal, é... profissional, financeiro...”

O participante 2 colabora com a ideia da necessidade social de falar sobre o assunto quando diz que: “quando a gente aborda isso, acho que tanto pessoalmente e socialmente faz as pessoas serem melhores”. Já o participante 1 enxerga que estar feliz nos ajuda a proceder de forma melhor e a falta dela nos leva a fazer as coisas “simplesmente por que temos que fazer”.

Interessante também observar que os entrevistados não somente falam que discutir sobre a felicidade ajuda a desenvolver a sociedade, mas também a falta do debate traz prejuízo para todos. A participante 3 diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com