TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA POSITIVA NO TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DE DROGAS

Por:   •  2/4/2022  •  Artigo  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PSICOLOGIA POSITIVA NO TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DE DROGAS

Carla Adriana Messias Freire¹

Carla Amanda Lourenço de Almeida¹

Luana Patricia Sales¹

Maria Aparecida Lima Dos Santos¹

RESUMO

        

A presente pesquisa propõe-se discutir a importância da Psicologia Positiva, ressaltando que esta, é uma abordagem considerada recente no âmbito da psicologia e procura adotar uma visão mais ampla do ser humano, valorizando os talentos e as destrezas humanas, sem abnegar ou excluir as disfunções e desordens psicológicas. Há dificuldade de se chegar à um consenso acerca da felicidade, dado a subjetividade do assunto, pois questões que deixam uma pessoa feliz, podem ocasionar ojeriza, em outras. Existe pesquisas que acabam por apresentar uma “receita para a felicidade”, propondo, por meio do senso comum, que eventos externos e internos, comuns, podem ser causadores da felicidade, o que na prática, não se aplica. No contexto brasileiro, a Psicologia Positiva têm poucos estudos, sobre a felicidade, sendo que, as poucas existentes, são quantitativas, realizadas em escalas que ainda não foram validadas para o contexto brasileiro, ou seja, os estudos somente foram adapatados a partir da tradução para  português e de uma flexão semântica.

Palavras chave: Psicologia Posivitiva, tratamento de dependências, bem estar, subjetividade.

ABSTRACT

This research aims to discuss the importance of Positive Psychology, noting that this is an approach considered recent in the field of psychology and seeks to adopt a broader view of the human being, valuing human talents and skills, without abnegating or excluding them. dysfunctions and psychological disorders. It is difficult to reach a consensus about happiness, given the subjectivity of the subject, as issues that make a person happy can cause disgust in others. There are researches that end up presenting a “recipe for happiness”, proposing, ______________________

1 Graduanda em Psicologia  (FAFIJAN-Faculadade de Jandaia do Sul)

through common sense, that common external and internal events can be the cause of happiness, which in practice, does not apply. In the Brazilian context, Positive Psychology has few studies on happiness, and the few that exist are quantitative, carried out on scales that have not yet been validated for the Brazilian context, that is, the studies were only adapted from the translation for Portuguese and of a semantic inflection.

Keywords: Positive Psychology, addiction treatment, well-being, subjectivity.

1 INTRODUÇÃO

A Psicologia Positiva, embora recente no campo da psicologia, apresenta-se, como um ponto importante e crescente, focando no entendimento e valorização dos atributos e impulsos humanos,  Busca dar enfoque especial ao bem estar subjetivo, também conhecido, como felicidade.

A presente produção, trata-se, de uma revisão de literatura, e, dada a subjetividade do tema, deparou-se, com ideias abrangentes, em sua totalidade. Desse modo, enfatiza-se, que não se pretende, por meio desse trabalho, apresentar uma receita pronta acerca da felicidade, mas sim, colaborar com o leitor, para o aguçamento da curiosidade e interesse sobre o tema.

Dada a passionalidade que envolve as questões referente a felicidade, os estudiosos colocaram em movimento uma base para um melhor entendimento do sucesso, felicidade e bem-estar, e descobriu-se, que, grande parcela da nossa motivação e felicidade, depende das nossas escolhas. Desse modo, as ideias consolidadas socialmente, como – o dinheiro traz felicidade, pensamento positivo é o segredo para que se atinja os objetivos, além de reconhecimento é o que desencadeia a motivação, foram substituidas por - a forma como você usa o dinheiro é mais importante do que a quantidade que você ganha; pensar positivo, pode até reduzir a possibilidade de se atingir os objetivos estabelecidos, e, o reconhecimento poder gerar o efeito inverso, em algumas pessoas.

2 ORIGEM DA PSICOLOGIA POSITIVA

Métodos de Psicologia Positiva foram implementados e estudados por décadas. Nos anos 1900, os estudiosos colocaram em movimento uma base para uma melhor compreensão do sucesso, felicidade e bem-estar. A pesquisa original incluiu o trabalho de Lewis Terman com gênio intelectual e talentoso, a identificação de John B. Watson de estilos parentais eficazes e a análise de Carl Jung sobre espiritualidade e autodescoberta. Mais recentemente, a escolha de Martin Seligman como presidente da American Psychological Association em 1996 e seu desejo de integrar felicidade e bem-estar no campo da psicologia trouxeram a Psicologia Positiva para a consciência popular.   Hoje, o campo da Psicologia Positiva examina tópicos como perspectivas evolutivas de felicidade, traços de personalidade positivos, implicações para a saúde física e mental. (Seligman, 2014).

Scorsolini-Comin & Santos, 2010, salientam que a Psicologia Positiva têm poucos estudos, sobre felicidade, no Brasil,  e que as poucas pesquisas existentes sobre o assunto, são quantitativas, realizadas em escalas que ainda não foram validadas para o contexto brasileiro, ou seja,os estudos somente foram adapatados a partir da tradução para  português e de uma flexão semântica.

Há, ainda, a dificuldade de se chegar à um consenso acerca da felicidade, dado a subjetividade do assunto, uma vez que questões que fazem uma pessoa feliz, podem ocasionar ojeriza, em outras. Bem como, há que se admitir, que muitas pesquisas acabam por querer apresentar uma “receita para a felicidade”, e propõe, por meio do senso comum, que eventos externos e internos, comuns, (idade, gênero, aquiritivo, ...), podem ser causadores da felicidade, quando, na realidade, pode haver inúmeros outros fatores influenciando para que os seres humanos considerem como importantes, e até indispensáveis para “gerar” a tão almejada felicidade.

A Psicologia Positiva, sugere meios para se chegar ao enlevo que almejamos, sendo que o direcionamento se daria por meio da emoção positiva, do empenho, do propósito, da convivência e realização, ou seja, ela preconiza que é possível demarcar o que causa a felicidade nas pessoas. Contudo, é considerável relembrar que todos esses fatores são formados por “ingredientes” subjetivos, divergindo de pessoa à pessoa.

A ideia básica da Psicologia Positiva aborda, também,  a questão referente, a quando os distúrbios psicológicos trazem alívio para a pessoa, mas não necessariamente implica um aumento do bem-estar psicológico (Castro Solano, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com