TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da Análise do Comportamento

Por:   •  10/4/2022  •  Monografia  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

A história da análise do comportamento revela um movimento inicial da ciência

em direção à prática.

A princípio, ela esteve vinculada à pesquisa básica. Aos poucos, envolveu

a aplicação dos princípios comportamentais aos problemas cotidianos

Atualmente, a análise do comportamento representa

um campo do saber marcado por três referências:

(a) investigação básica de processos comportamentais,

(b) produções reflexivas ou metacientíficas e

(c) intervenções voltadas à solução de problemas

Humanos

Em que:

  • INVESTIGAÇÃO BÁSICA DE PROCESSOS COMPORTAMENTAS, seria a identificação e a descrição das regularidades entre organismo e ambiente.

É onde identificamos e descrevemos por exemplo: Estímulos, respostas, intensidades dos estímulos e magnitudes das respostas.

Estímulo – A ideia de estimulo é qualquer alteração ou parte de um ambiente que produza uma mudança no organismo. (ex: comida na boca – salivar)

A Resposta – podemos entender como qualquer alteração no organismo produzida por uma mudança no ambiente, ou seja, o estímulo. (ex: saliva é produzida pela colocação de comida na boca)

O Reflexo – seria uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica. (ex: comida elicia [produz] saliva)

Intensidade do Estímulo – por obviedade entendemos que é a força de um determinado estímulo. (ex: podemos citar a quantidade de comida colocada na boca)

E a magnitude de uma resposta – é a força de uma determinada resposta (ex: A quantidade de saliva produzida)

  • PRODUÇÕES REFLEXIVAS OU METACIENTÍFICAS, vão se referir a trabalhos de natureza teórica, como estudos históricos e conceituais.

Nesse caso, pode ser entendida informalmente como a ciência da ciência. A metaciência é responsável pelo estudo da ciência como tal e do que está além dela. Através de estudos como esse podemos, por exemplo, relacionar conhecimentos científicos produzidos ao longo da história.

  • INTERVENÇÕES VOLTADAS À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS HUMANOS, buscam atender às demandas sociais endereçadas à psicologia, com destaque para atuação profissional nas áreas de educação, saúde mental e trabalho.

Aqui nós podemos enxergar a aplicação do conhecimento produzido em favor das demandas apresentadas.

Então nós temos o conhecimento básico, temos o conhecimento reflexivo, metacientífico, e agora, podemos fazer esse conhecimento desempenhar uma atividade profissional, diligente, dinâmica cientificamente falando, em favor da educação, saúde mental e trabalho.

Tendo esses pontos em vista, temos aí uma divisão clara entre,

- PESQUISA BÁSICA

- PESQUISA EXPERIMENTAL

- E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

E essa divisão, é tida nesse artigo, como fundamenta para a evolução ou desenvolvimento individual de cada uma delas, bem como o progresso de todas elas quando cooperadas umas com as outras. Isso segundo (Moore & Cooper, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com