TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia da Psicologia

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Curso: Psicologia – 2º período

Aluna: Giulia Concepcion Lima

Disciplina: Epistemologia da Psicologia

Professora: Ellika Trindade

Data: 22/10/2019

Texto palavra escolhida

                                        Realidade

Frequentemente usamos palavras no nosso cotidiano sem saber sua origem ou significado. Esse costume, muitas vezes, pode prejudicar o contexto e entendimento de uma fala ou frase onde a palavra foi inserida. Por isso, é necessário pesquisar e expandir o conhecimento a cerca desse assunto.

O temo realidade se origina do latim: “REALIS, “verdadeiro, relativo às coisas que existem”, de RES, “coisa, matéria””. Ou seja, a realidade é algo palpável e de natureza comprovada.

 De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa a palavra diz respeito á qualidade de ser real, um fato, uma comprovação. Também considerado como uma disparidade ao imaginário, seus antônimos são: fantasia, ficção e irrealidade.

Em algumas pesquisas é possível ver que a palavra realidade está muito ligada á verdade. É necessário cautela ao relacionar os dois termos, pois a partir de análises mais profundas percebe-se que a palavra realidade não depende da palavra verdade. Contudo, a verdade é dependente da realidade, já que, para o termo ser válido, é preciso ter a qualidade de real.

Quando pesquisada no dicionário filosófico a palavra significa: “Modo de ser das coisas fisicamente existentes, fora da mente humana ou independentemente dela”. Para a filosofia, o termo se faz além da mente humana, algo não mutável a imaginação, quase como um objeto fixo e imutável.

           É possível concluir através dessa pesquisa que a palavra realidade se atém a um significado sucinto e sem muito espaço para grandes comentários. Ela se resume a qualidade de real em todos os seus sentidos, literal, filosófico e etológico. Porém, abre oportunidades de reflexão e instiga a pesquisa dos seus significados para expansão de conhecimento.

REFERÊNCIAS

 Dicionário - R" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/10/2019 às 12:15. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=1&palvr=R

Michaelis – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, 2015 – 2019. Consultado em 17/10/2019 ás 12:42. Disponível na Internet em http://michaelis.uol.com.br/busca?id=2a5jL

Origem da Palavra , 2017 – 2019. Consultado em 17/10/2019 ás 13:08. Disponível na Internet em https://origemdapalavra.com.br/palavras/realidade/

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com