TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é EPISTEMOLOGIA E Psicologia ?

Artigos Científicos: O Que é EPISTEMOLOGIA E Psicologia ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

O que é EPISTEMOLOGIA?

Epistemologia ou teoria do conhecimento vem do grego do Episteme (conhecimento); Logos(discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.

A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?

Podemos dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião e busca o conhecimento, ele defende que a crença é um determinado ponto de vista subjetivo, já o conhecimento é verdade justificada, a teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Para ele o conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em explicar e uma realidade, analisar o que ocorre determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

Existe outro tipo de conhecimento que não se encontra na teoria de Platão o conhecimento prático, o saber como.

A epistemologia também estuda a evidência do sentimento que temos da verdade do pensamento, mas no sentido forense de prova, isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.

Resumindo a Epistemologia, é a teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.

O que é Psicologia?

Psicologia, Psique (mente) + logia (estudo) = estudo da mente, psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Estes estudos eram feitos por filósofos, que tentavam entender a mente humana através da observação do comportamento.

Sócrates, Platão e Aristóteles que começaram a instiga pela investigação da alma humana:

Para Sócrates a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

Platão discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, que tinha como função a ligação entre mente e corpo.

Já Aristóteles discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psique como o princípio ativo da vida.

O rumo da nova ciência foi influenciado pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt, o campo desse estudo surgiu quandoWilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha.

Os estudos deWundt se baseavam na análise das sensações e sentimentos através do uso de introspecção, processos extremamente subjetivos. Porém, ao longo do tempo foram surgindo novos pensamentos, vários outros psicólogos, formaram grupos de estudos, discordantes do modelo de Wundt; as quais tambem nem sempre concordavam entre si. Apesar de tais escolas serem vistas como forças que competem entre si, cada uma dessas escolas apresentou sua parcela significativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com