TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do desenvolvimento após a adolescência

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

A Psicologia é a ciência que se interessa por tudo o que é humano, o comportamento, os sentimentos, as motivações, o desenvolvimento, etc. Por ser uma área de estudos muito ampla, há algumas especialidades que se dividiram para compreender melhor alguns aspectos voltados ao ser humano, como por exemplo, a Psicologia do Desenvolvimento. Segundo Mota a Psicologia do desenvolvimento é o “estudo, através de metodologia específica e levando em consideração o contexto sócio histórico, das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas, afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao indivíduo que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida” (2005, p.107). Desta forma, podemos identificar que quando falamos sobre Psicologia do Desenvolvimento não estamos tratando apenas aspectos internos do indivíduo, como também influências externas do ambiente em que ele está inserido que podem ser facilitadoras ou não.

Segundo Feldman, Olds e Papalia (2006, p. 437):

[...] é preciso entender como as condições internas e externas ao indivíduo afetam e promovem essas mudanças. As mudanças no desenvolvimento são adaptativas, sistemáticas e organizadas, e refletem essas situações internas e externas ao indivíduo que tem que se adaptar a um mundo em que as mudanças são constantes.

Esse trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa a respeito da importância do desenvolvimento após a adolescência, período esse de grandes mudanças físicas, sociais e psicológicas para o indivíduo e, para melhor compreendermos os apontamentos que surgirão no decorrer da pesquisa, faz-se necessário um aprofundamento sobre o tema adolescência.

De acordo com Feldman, Olds e Papalia (2006, p. 434):

Na adolescência, a aparência dos jovens muda; como resultado dos eventos hormonais da puberdade, adquirem corpos de adultos. Seu pensamento também muda; são mais capazes de pensar em termos abstratos e hipotéticos. Seus sentimentos mudam sobre quase tudo. Todas as áreas de desenvolvimento convergem à medida que os adolescentes confrontam sua principal tarefa: firmar uma identidade - inclusive uma identidade sexual - que será levada à idade adulta.

É importante ressaltar que a adolescência é concebida de forma diferente entre as culturas, e foi se definindo através dos tempos, porém, será abordado aqui apenas dados estatísticos da população brasileira. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS (1965), a adolescência é definida como a segunda década da vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. Esse também é o critério adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Brasil, 2007) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Brasil, 2007). Para o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o período vai dos 12 aos 18 anos (Brasil, 2007). Na maioria dos casos, a adolescência começa com as mudanças corporais da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica na sociedade adulta (Formigli, Costa e Porto, 2000).

Além das observações citadas acima, também devemos considerar que o desenvolvimento ocorre de maneira diferente para meninos e meninas, por isso, destacaremos as principais diferenças de desenvolvimento entre eles.

  1. DESENVOLVIMENTO NOS MENINOS

As mudanças que ocorrem nos meninos podem variar de indivíduo para indivíduo, porém, geralmente o que acontece é o que os estudiosos chamam de “estirão do crescimento”, que pode ser considerado o primeiro indicador visual do início da puberdade, pois, nota-se um crescimento acelerado, a mudança na voz que, em um primeiro momento, fica mais aguda para tornar-se posteriormente mais grave. Em média, os meninos entram nessa fase por volta dos 11 anos, atingem o pico de velocidade da altura por volta dos 13, afilam o crescimento por volta dos 15 e terminam o processo na idade de 17 ou 18 anos. (Gallahue, Ozmun e Goodway, 2012).

A imagem abaixo ilustra a idade em que esse desenvolvimento ocorre:

[pic 1]   Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1247579/ Acesso em 28/05/2015

Através da imagem é possível identificar que por volta dos 12 anos ocorre o desenvolvimento dos testículos, aos 13 ocorre o aumento do pênis, aos 14 surgem pelos no peito, aos 12/13 aparem os pêlos auxiliares, aos 14/15 os pêlos púbicos e a primeira ejaculação e aos 15 começa a crescer a barba.

Todas essas mudanças corporais acompanham uma série de eventos sociais que fazem com que surjam mudanças também psicológicas, essas mudanças psicológicas não podem aqui serem generalizadas, pois ocorrem de forma muito subjetiva para cada ser humano, entretanto, é de conhecimento que a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson contribuiu para responder algumas questões referentes à adolescência, mais especificamente quando aborda a Identidade X Confusão de Identidade. De acordo com Rabello e Passos (2010, p.9):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com