TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 11

APRESENTAÇÃO

O fichamento é uma técnica de trabalho onde se documenta/registra as ideias e informações mais relevantes de um leitor a respeito de uma obra. Esta técnica é muito utilizada por estudantes e pesquisadores na construção do seu próprio conhecimento, melhorando a sua capacidade de leitura, contribuindo para uma compreensão maior do que foi lido, além de ser uma ferramenta valiosa em artigos e monografias. É um tipo de resumo no qual o leitor tem a liberdade de escrever com as próprias palavras as ideias fundamentais extraídas de um livro, um artigo, etc.

Neste trabalho apresentarei quatro fichamentos a respeito de alguns textos trabalhados na disciplina de “Temáticas de Pesquisa”, sob orientação da Profa. Ms. Alice Canuto.

  • A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos, Maria Bicudo.

De maneira geral, ao efetuar uma pesquisa científica o investigador opta por realizar a produção de conhecimento de um fenômeno levando em consideração determinados parâmetros ou exigências propostas pelo mundo da investigação científica, em consonância com o fenômeno estudado.

Entende-se então, que há uma busca por um rigor científico, ou seja, um padrão de procedimentos a serem adotados para garantir que a investigação ao contemplar tais parâmetros ou exigências seja considerada científica e, portanto, seus resultados são reconhecidos como válidos pela academia. O que não podemos, é cometer o equívoco de desprezar as dimensões epistemológicas da pesquisa em termos científico-filosóficos.

Categorizar uma pesquisa como qualitativa, quantitativa ou qualiquantitativa tem servido, de maneira geral, apenas para designar modos de pesquisar em uma generalidade vazia, dizendo, conforme tal e tal autor/es esta é uma pesquisa de cunho. Essa caracterização é uma falsa opção, pois o mais importante são as concepções da ciência, as diversas epistemologias e não a escolha de um método ou uma técnica isoladamente para proceder à análise e interpretação dos dados.

Um exemplo esclarecedor acerca da importância dos aspectos científico-filosóficos a serem considerados no ato de pesquisar é fornecido em Bicudo, sobre sentidos e significados da pesquisa qualitativa no que diz respeito a separação entre sujeito e o objeto. Para a autora, a pesquisa qualitativa trabalha com a qualidade do objeto observado, o que poderia caracterizar uma postura de separação entre o sujeito que efetua a observação e o objeto observado, como se a qualidade fosse do objeto e se mostrasse passível de ser observada, como ocorre na concepção epistemológica positivista.

Porém, Bicudo também explora essa questão do ponto de vista da concepção fenomenológica de realidade e de conhecimento, na qual a qualidade do objeto mostra se por si na percepção do sujeito que percebe. Ou seja, “Não há uma separação entre o percebido e a percepção de quem percebe, uma vez que é exigida uma correlação de sintonia”, entre eles na percepção. Sob estes aspectos, compreendemos que há diferentes modos de ver a qualidade de um objeto e/ou fenômeno observado. Logo, por essa razão, desenvolver uma investigação com critérios de rigor na fenomenologia também envolve clareza e coerência de aspectos subjacentes à visão de mundo e de conhecimento assumidos pelo pesquisador.

Sendo assim, ao realizamos nossas pesquisas a partir da visão fenomenológica, na qual o pesquisador procura apenas descrever o fenômeno que se mostrou à percepção, sem analisar ou procurar explicações causais, tratamos de perceber fenomenologicamente as expressões do percebido pelos sujeitos de pesquisa e expresso via alguma forma de linguagem, pois, “É na percepção que a verdade [...] mostra-se a nós como presença”.

Referência: BICUDO, M. A. (2011).A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos. In: _______ (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica.1ªed.São Paulo:Editora Cortez, pp. 11-28. Disponível em: http://www.mariabicudo.com.br/resources/CAPITULOS_DE_LIVROS/A%20pesquisa%20qualitativa%20olhada%20para%20al%C3%A9m%20dos%20procedimentos.pdf

  • Planejamento de pesquisa, Luna.

Resultado de sua experiência como professor de Metodologia da Pesquisa na PUC-SP e, durante dez anos, na Universidade Estadual de Campinas, está dividido em dois capítulos; ambos completam uma boa contribuição para iniciantes em pesquisa. O primeiro, “O Planejamento de pesquisa como tomada de decisões”, afirma que a melhor maneira de se organizar um texto é por meio de um planejamento prévio da seqüência de tópicos dentro do tema e das informações a serem oferecidas dentro de cada tópico. Traz aspectos pouco comuns nas publicações da área, explicitando o planejamento e a tomada de decisões na organização da pesquisa.

O segundo aborda “A revisão de literatura como parte integrante do processo de formulação do problema.” O autor procura deixar claro o que é uma revisão de literatura: uma peça importante no trabalho científico e que ela pode constituir um trabalho de pesquisa. Essa peça é destinada à divulgação, à comunicação e está sujeita a um mínimo de critérios e normas.

Segundo o autor, há alguns objetivos da revisão de literatura: a determinação do “estado da arte”, que tem o objetivo de descrever o estado atual de uma área de pesquisa; a revisão teórica, que tem o objetivo de circunscrever um dado problema de pesquisa dentro de um quadro de referência teórico que pretende explicá-lo; a revisão de pesquisa empírica, tendo como função mais importante a explicação de como o problema vem sendo pesquisado, principalmente do ponto de vista metodológico; a revisão histórica, que tem como principal objetivo a recuperação da evolução de um conceito, tema etc.; a inserção dessa evolução dentro de um quadro de referência que explique os fatores determinantes e as implicações das mudanças.

A seguir, Luna apresenta uma relação de problemas encontrados em revisões de literatura, bem como algumas sugestões de como superá-los. Indica alguns caminhos para a localização e identificação de material potencialmente relevante, citando: arquivos; sumários de publicação; referências citadas em artigos já encontrados; serviços de levantamento bibliográfico. Aponta alternativas, caso não seja possível por intermédio dos caminhos indicados anteriormente, encontra literatura adequada ao problema: consultas a especialista da área, analogias e, se nada disso for frutífero, pode-se dispensar uma revisão de literatura e proclamar a inexistência desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com