TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA HUMANISTA E PSICOTERAPIA

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 5

O livro mostra uma colaboração de ajuda para intrigas com questões e recursos subjetivos do sujeito, oferecendo uma reflexão na qual a própria pessoa possa ouvir e, assim, enxergar um caminho pertinente. Rogers leva isso muito a serio no livro as formas de atendimento.

Rogers acreditou que o que ele tinha a fazer era oferecer às pessoas uma relação acolhedora, compreensiva e honesta. Ele praticou isso com uma coerência radical e mudou a vida de muitas pessoas. Envolveu-se com esse modo de ser, em trabalhos de grupo, até chegando reunir partidários opostos em conflitos internacionais, e assim, aproximou pessoas hostis ou mesmo inimigas. (AMATUZZI, p.13)

Outras formas de atendimento não levaram tão a sério como Rogers, o pressuposto dessas outras formas era de que o psicólogo fosse possuidor de um saber capaz de trazer a solução que, a pessoa não conseguia ver, ou ao menos, que o psicólogo fosse capaz de trazer uma luz para a pessoa em sofrimento. O que ele fazia, na prática, era facilita ao outro o recurso as suas próprias fontes interiores: adotou a mesma postura com grupos e com comunidade e, assim, inaugurou um novo modo de ser social e cultural. Ele foi radical nessa postura, a ponto de gerar afirmações como:

- O saber do psicólogo de nada serve.

- o psicodiagnóstico é uma foram de dominação e acaba sendo contraproducente na ajuda ao crescimento.

- na relação de ajuda, devemos abandonar todas técnicas e procedimentos padronizados, todas as estratégias pré - fabricadas.

- quem sabe o memento de encerrar o atendimento é o próprio cliente.

- existe uma sabedoria que emerge quando as pessoas se encontram na comunicação aberta e plena etc.( AMATUZZI, 2012, p.12)

O livro também destaca que, Rogers trás uma finalidade, apontando que ele mudou o modo de conceber os problemas e a relação de ajuda, nesse sentido, destacando sua contribuição como ética.

E existem formas de atendimento psicológico que partem de pressuposto determinista, o ser humano é pensado como algum tipo de mecanismo suas decisões são, na verdade, determinadas por causas identificáveis (e essas causas podem ser internas, cognições representações sociais, motivações inconscientes, resíduos da história passada ou externas: estímulos do meio ambiente físico ou social, isoladamente ou em configurações complexas) na prestação de serviços psicológicos, decerto não se nega a liberdade: ela vai ser respeitada dentro de uma postura ética, porém entendendo que o pensamento cientifico, e essa autonomia posta ao ser humano passa a ser ilusória. (AMATUZZI, 2012)

A obra mostra que, o atendimento supõe um olhar atencioso na situação, o qual se configura como um diagnóstico. Pressuposto humanista é o da autonomia, ou seja, o ser humano tem algum poder sobre as determinações que o afetam, e esse poder é, na verdade, mais relevante para o desenvolvimento do sujeito. O trabalho psicológico consiste fundamentalmente em oferecer um contexto dialógico no qual a liberação desse poder seja promovida. (AMATUZZI, 2012)

Assim sendo, no livro vem a confirmação de que, o atendimento não se baseia apenas em um diagnóstico, mas na afirmação de uma tendência ao crescimento, e não é concebido como uma intervenção direcionada, mas como uma relação aberta e centrada na pessoa. As atitudes do profissional nessa relação adquirem importância. Os limites do atendimento são definidos pela própria relação, onde o terapeuta segue a intenção da pessoa que busca ajuda. (AMATUZZI, 2012).

Outro ponto que se destaca no livro é que, para Rogers, a ACP não é uma psicologia, uma terapia, nem mesmo uma teoria ou uma linha psicológica. E a Terapia Centrada no Cliente (TCC) deve se diferenciar da ACP, porque é uma aplicação dela a uma situação especial, a situação de psicoterapia individual de adultos. Esta aplicação faz conceber a psicoterapia como um processo de facilitação do crescimento pessoal e saúde psicológica de indivíduos em uma relação terapêutica pessoal. (AMATUZZI, 2012)

Na abordagem mostra um pouco da história, onde Rogers teve um papel decisivo nos Estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com