TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional no Filme “Amor sem Escalas”

Projeto de pesquisa: A Ética Profissional no Filme “Amor sem Escalas”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

"Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade" (Várzquez, 1999).

Neste trabalho abordaremos o tema: Ética. Falar de ética nos dias de hoje não é coisa fácil, pois vivemos em um país onde os princípios e valores morais estão distorcidos.

A falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe. A perda da credibilidade destrói rapidamente todas as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos, pois ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma instituição sem princípios éticos.

Bons negócios dependem efetivamente do desenvolvimento de relações em longo prazo, da troca de confiança e comprometimento ético. Os profissionais devidamente capacitados e com caráter conseguem ser bem-sucedidos, eles precisam ser discretos, certamente têm acesso há várias informações a respeito do cliente e não podem sair por ai falando o que sabem.

Em salões de beleza, onde a “fofoca” rola solta, por exemplo, se a cabeleireira conta algum problema capilar/doença de alguma cliente para qualquer outra cliente, certamente ela irá perder a credibilidade e seu negócio certamente irá fracassar.

Assim acontece não só em um salão de beleza, como em uma grande empresa, em uma loja de roupas, a ética é primordial, embora hoje em dia muitas pessoas deixem isso a desejar.

2. A Ética Profissional no Filme “Amor sem Escalas”

Ryan é contratado exclusivamente para demitir funcionários de todas as empresas do mundo, com serviço diferenciado, o mesmo é um especialista em desligamento de funcionários e também palestrante que defende a tese de que relacionamentos são pesados demais para carregar durante nossas vidas, querendo assim que esvaziemos nossas mochilas, que tenhamos uma vida sem compromisso e sem responsabilidades.

O filme retrata diversas cenas da realidade das pessoas que são demitidas, pois perdem uma posição no mercado de trabalho e todos os problemas que estão relacionados a tal fato. A questão é que, o especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe de sua trajetória na empresa, fazendo com que o colaborador se decepcione com a organização e muitas vezes revoltando-se, ficando assim, inconformado com o fato da perca do seu trabalho.

No entanto, benefícios são oferecidos para os colaborados que são desligados da empresa, e tal especialista mostra os novos horizontes, as novas oportunidades para os mesmos, alguns ficando ate entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo para muitos colaboradores.

As empresas que recorrem a esse serviço estão totalmente preocupadas com sua imagem, pois assim, quando um colaborador é demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem dela. Caso contrario, a empresa ficará com uma imagem péssima diante do mercado, fazendo assim, um assunto para ser tratado com bastante delicadeza, já que envolve o bem estar e qualidade de vida para com o colaborador e a imagem da empresa que é de suma importância para todos.

Esta delegação de tarefas para outros, aponta não só para o enfraquecimento das relações humanas como também são sintomas gritantes de nossa época superlotada de uma necessidade emergencial de felicidade e de um ilusório conforto emocional.

Devemos nos ater que a visão do trágico sempre foi uma etapa absolutamente necessária para o amadurecimento humano, uma vez que este

Contato nos coloca diante de nossos próprios medos e nos impulsiona a superá-los através da solidariedade que o outro nos provoca.

Atualmente é comum entre os profissionais de RH, uma preocupação crescente em relação aos processos de dispensa, que foram diretamente influenciados pelo endurecimento de nossos tempos, em que deixaram virtual o calor humano e terceirizaram o bom senso.

Nossa intenção de viver e nos comunicar globalmente, talvez tenham criado uma falsa sensação de “aldeia global”, que na prática tem se mostrado apenas como uma kitchenette solitária com uma janela pequena para o mundo, também conhecida como solidão/acompanhada, que objetiva uma independência em relação aos demais, que na realidade nunca teremos por completo, uma vez que só reconhecemos quem somos através do outro, esta é uma condição humana, que deve ser respeitada em “todos os processos” para que o fim de uma parceria seja realmente um novo inicio para quem é dispensado, e não mais uma etapa amarga de procedimentos mal concebidos. Por isso, que os sistemas de governança devem possuir em todas as suas fases uma preocupação ética, pois é ela, que desde os antigos gregos, tem como foco central a ação e reação humana.

2.1. Sinopse do Filme

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria e sempre acha que está com a razão. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implantado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implantação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

2.2. Análise das Cinco Situações Envolvendo a Ética Profissional em Administração.

As pessoas eram descartadas como se fossem máquinas sem mais utilidade alguma para a empresa que as contratou, gerando assim uma insatisfação daqueles que dentro da organização esperavam mais, pelo menos um pouco mais de humanidade para com o próximo e dessa forma desmotivando-os como profissionais. Um profissional desmotivado acaba acarretando em várias conseqüências, achei errada a forma em que as empresas terceirizavam a empresa em que Ryan trabalhava, afinal, como ele poderia apontar um ponto forte ou uma falha da pessoa? Dar uma “luz no fim do túnel”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com