TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética na Psicologia Organizacional

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Ético do Psicólogo Organizacional

     A ética profissional consiste em um conjunto de regras que determina o comportamento previsto do profissional no ambiente de trabalho. Cada profissão possui seu próprio código de ética, onde recomenda ao profissional, cumprir o regulamento de acordo com a suas atribuições. Do mesmo modo, as organizações devem ser guiadas pelos critérios éticos sociais, nos quais estas diretrizes precisam ser empregues internamente para surtir um efeito positivo no andamento dos trabalhos.

De acordo com Schwartz, 2002, o ambiente organizacional algumas habilidades são necessárias para demonstrar e firmar uma postura. Uma delas é o comprometimento sendo um ato contínuo, envolvendo a liderança, colegas, clientes e a si mesmo. Como por exemplo, em sua forma de portar-se adequadamente, visando atingir suas metas, apresentando quocientes almejados pela organização, favorecendo o progresso da organização como um todo.

A meritocracia, excluindo o nepotismo e predileções, sustentando decisões com foco no que representa as exigências da organização.

A humildade, para reconhecer potenciais falhasse consequentemente apresentar soluções reparadoras, afim de suavizar os danos. Lembrando que todo ser humano é passível de equívocos, e no ambiente de trabalho, podemos evitá-los seguindo determinadas medidas, porém isso não os torna extintos.

Cordialidade e solidariedade favorecem um ambiente de trabalho saudável e fazem parte de um comportamento ético.

A integridade é fundamental, preservando a transparência nas relações no ambiente de trabalho, sustentando a motivação do demais de forma sutil e objetiva.

Respeito e educação são condutas primordiais que devem ser seguidas. Respeito às regras gerais e à hierarquia da organização valorizam a ética profissional de qualquer trabalhador. Cabendo ao psicólogo conciliar esta subordinação e a responsabilidade que a profissão tem de usar suas habilidades e conhecimentos em prol do bem-estar da sociedade, o que nomeamos “responsabilidade social”, prevista no código de ética da profissão.

O Código de Ética da Psicologia nos sugere que, este seja uma ferramenta reflexiva e não somente uma lista de regras a seguir. Sendo assim podemos nos colocar em uma análise dentro dos contextos reais de atuação na área organizacional, que na maioria das vezes não pode seguir à risca seus planos de intervenções, considerando o trabalho junto a equipes multiprofissionais. Equipes estas, que eventualmente têm seus conceitos padronizados e limitantes sobre a atuação do psicólogo organizacional.

Partindo desta formulação conceitual laica, o psicólogo tem a viabilidade de recriar sua imagem, apresentando de forma nítida, sua ampla gama de práticas possíveis na área da psicologia organizacional, transmitindo conhecimento necessário para entendimento de suas reais competências e habilidades, sendo este um dos objetivos do código de ética da profissão como dito,  “Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais” ( CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO, 2005, p. 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com