TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGENS TEÓRICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

ABORDAGENS TEÓRICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, sob a orientação da Profª Lilian Paula Degobbi Bergamo, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

        CHAPECÓ

2018

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO

Nesse ponto de vista a análise da conduta é fundamental no âmbito escolar. Para o educador tem a possibilidade de modelar o educando incentivando e fortalecendo comportamentos necessários, limitando e corrigindo comportamentos indesejados. Nesta definição a repetição mecânica é instigada para um maior aprendizado e estudo

Dentro das limitações, acabam se resumindo apenas a análise e observação do comportamento, consequentemente, ficam abandonadas as questões particulares dos educandos, como por exemplo, os sentimentos, as vontades, emoções e assim por diante.

PSICANÁLISE

Nesse conceito, se encontra um vinculo afetivo entre o educando e professor, desta forma, o educando que tiver afeto pelo professor, acreditará no seu conhecimento, assim será um aluno mais ativo Essa forma o repasse de conhecimento é de forma mais humana e menos técnica.

A função do educando e do professor é fundamentado em vínculos afetivos e no inconsciente particular. Desta forma se o educando não tiver afeto positivo por seu professor, ocorrerão empecilhos na aprendizagem e se o professor também, não tiver afeição positivo pelo educando, ocorrerão dificuldades pra ensina-lo.

GESTALT

O entendimento e a percepção devem ser usados e desenvolvidos em sua totalidade, o cérebro seria ágil e usaria o máximo de sua funcionalidade. Assim, o educando teria um aprendizado mais completo.

Se limitando a essa percepção visual, possivelmente iria diminuir ou se perder a competência de utilizar outras concepções, de limitar-se a um progresso pouco criativo e desprovido de uma observação mais completa

HUMANISMO

O educando deve ter autonomia e ser livre para demonstrar seus sentimentos expressando um conhecimento voltado a independência e criatividade e a autossuficiência na procura do aprendizado.

A possibilidade de desenvolver com o professor artifícios, métodos e técnicas de ensino perderia força

 BIBLIOGRAFIA

Unidades 1 e 2 do CRC do material Claretiano de psicologia da Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com