TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO EM PSICOLOGIA

Por:   •  26/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

DISCIPLINA: ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO EM PSICOLOGIA

Aluna: Uliane Ribeiro de Pinho Morais

Atividade Discursiva

O aconselhamento se caracteriza, segundo a perspectiva de Carl Rogers, por uma relação não diretiva, por parte do conselheiro (terapeuta), em que o sujeito (cliente) tem a oportunidade de se compreender, dando condições para ele tomar decisões de acordo com suas perspectivas, reconfigurando seu campo perceptual neste processo.

Descreva como se caracteriza o aconselhamento sob uma perspectiva não diretiva.

O Aconselhamento Não-Diretivo, ou seja, abordagem de orientação centrada no cliente se baseia no princípio de que o orientando deve ser encarado como pessoa e não como problema, assim como, evita a centralização nos problemas e diagnósticos. Desse modo, o objeto central dessa abordagem é ajudar o indivíduo a obter integração, independência e amadurecimento. Além disso, o orientador adquire uma postura de confiança, aceitação e respeito para com o orientando.

O foco é permitir que o cliente seja autodirigido sem “conselhos” do profissional, ou seja, interferências do mesmo. Logo, os sentimentos do cliente sobre si mesmo tornam-se o tema central do aconselhamento, porque constituem os elementos de autoconceito, e segundo Rogers, o autoconceito de uma pessoa tem grande influência no seu modo de responder aos desafios da vida. (PATTERSON; EISENBERG, 1988, p. 174).

De acordo com Rogers (1989, p.16) a função prioritária dessa abordagem é levar o indivíduo à busca de “libertá-lo para o crescimento e o desenvolvimento normal, de remover obstáculos, de modo que possa novamente caminhar para frente”.

Por conseguinte, o aconselhamento sob uma perspectiva não diretiva tem como primícia básica o fato de que, desde que seja fornecida a circunstância conveniente e ambiente adequado, todos os indivíduos possuem potencial e capacidade para resolver seus próprios problemas e adversidades. A finalidade da orientação não diretiva é auxiliar o sujeito a alcançar a independência, amadurecimento e integração, para que assim, consiga resolver os problemas que possam aparecer no decorrer de sua vida. (SCHEEFFER,1976).

Ademais, nesta abordagem Rogers propõem que a postura do orientador seja de catalizador através de uma atitude de profundo respeito, aceitação e confiança na capacidade de autocompreensão e autodeterminação do orientando. Portanto, durante o Aconselhamento, há uma obtenção gradativa de insights por parte do aconselhando, pois este é ouvido com o objetivo de que ele possa situar-se através de sua própria fala. Vale salientar que o orientador não deve fornecer diretamente uma solução para as queixas do cliente.

As principais características do aconselhamento não dirigido segundo Scheeffer (1976) se referem ao fato de que este não é apenas um oferecer conselhos, mas sim um esforço psicológico do próprio orientando e não sugestionado pelo orientador. Dessa forma, o processo gera mudanças no indivíduo, capacitando-o a tomar suas próprias decisões e resolver eventuais problemas que possam aparecer. Outrossim, a abordagem foca mais nas atitudes do que com as ações, visto que estas se resultam das mudanças de atitudes. Ademais, trabalham-se mais com conteúdo emocionais, enfatizando mais na relação do que com técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com