TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO CICLO 2

LAURA ALMEIDA PELOSO (RA 8086040)

Pedagogia (Licenciatura) – Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento

PORTFÓLIO 1 – CICLO 2 – Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento

Tutor a Distância: Lilian Paula Degobbi Bergamo

Claretiano - Centro Universitário

        

São José dos Campos

2019

A concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem podem ser entendidas de acordo com Piaget e Vygotsky.

Piaget entende que a educação leva a autonomia, que o sujeito é ativo na aprendizagem e desenvolve pensamento próprio (Escola Nova). Também considera que o conhecimento e aprendizado se dá por meio de interações entre indivíduos, que chamamos de interacionismo. Ainda entende que o desenvolvimento vem antes da aprendizagem e o divide em estágios cognitivos sequenciais:

  • Sensório-motor:0 a 2 anos,
  • Pré-operatório: 2 a 7 anos,
  • Operatório concreto: 8 a 11 anos – reversibilidade,
  • Operatório formal: a partir dos 12 anos – domínio do pensamento abstrato.

Vygotsky também considera que a aprendizagem acontece na interação do indivíduo com o meio, através de instrumentos e signos. O autor, por sua vez, sofre influência marxista, e considera que não há separação entre o social, material e psicológico. Ademais entende que há intermediação no processo de aprendizagem, que pode ser feita pelo professor, assim a criança constrói o conhecimento. Diferente de Piaget, Vygotsky entende que a aprendizagem vem antes do desenvolvimento. O autor considera o processo de aprendizagem por zonas de desenvolvimento:

  • Zona de desenvolvimento real: conhecimento já adquirido da criança,
  • Zona de desenvolvimento potencial: conhecimento que a criança ainda não adquiriu, mas tem potencial para conseguir desenvolver com a mediação de outra pessoa, na escola pode ser o professor ou outra criança que já tenha o conhecimento adquirido.

Ainda podemos compreender o desenvolvimento da criança de acordo com o ciclo vital, que é dividido em quatro fases: infância (primeira infância – de 0 a 2 anos - fase sensório-motora para Piaget, segunda infância – dos 2 aos 7 anos, anos pré-escolares – fase pré-operatória para Piaget, terceira infância – dos 7 aos 12 anos, anos escolares – fase operatória concreta para Piaget), adolescência (fase operatória formal para Piaget), vida adulta e velhice. Cada uma das fases possui características físicas, cognitivas, psicológicas e sociais distintas, como por exemplo a segunda infância, marcada pelas mudanças do corpo como o aumento da força, conhecimento das partes do seu corpo e noção de movimento corporal; ela também estabelece a lateralização; a noção de espaço e de tempo estão estabelecidas; a linguagem se desenvolve e a cognição é marcada pelo egocentrismo, centração, e aparência como realidade; estão presentes os faz-de-conta e jogos simbólicos; nessa fase também é formada a personalidade, consciência moral, e autoconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com