TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio de Educação de crianças, jovens e adultos e psicologia do desenvolvimento

Por:   •  15/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.772 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica – Laiz Anderle

Portfolio de Educação de crianças, jovens e adultos e psicologia do desenvolvimento

Visita, observação e registro. Apresentar o registro das observações feitas, em forma de pergunta e resposta, na íntegra.

1) As práticas e ações pedagógicas consideram o cuidar e educar de forma indissociável? Quais ações do educador demonstram isso? Se não, quais ações demonstram isso?

Cuida e educa muito bem dos seus alunos, a professora tem total atenção com os alunos busca sempre estar perto para cuidar de todos com todo amor e carrinho, quando algum aluno briga com o outro ela intervém dizendo que não e necessário agredir nem verbalmente e nem fisicamente o coleguinha.

2) Como é organizado o tempo e espaço nesta escola de educação infantil?

O tempo é organizado com as atividades que a professora passa para os aluno, ela escreve cada uma das atividades do dia no quadro como por exemplo: na primeira aula teremos uma história, depois vocês alunos vão desenhar sobre ela, segundo momento iremos ao parquinho brincar, e assim sucessivamente. O espaço e considerado bom um grande pátio e dois parques.

3) Descreva como é a rotina desta classe de educação infantil? (Nesta questão é permitido, além de descrever, se possível, apresentar uma cópia da rotina, se o professor da classe disponibilizar).

Como essa pergunta já engloba o que respondi na pergunta acima, a rotina é escrita no quadro com a professora e os alunos depois ela aplica cada uma delas com a classe de alunos.

4) Qual o papel desse professor (pedagogo), que você acompanhou, na organização do tempo e espaço oferecido às crianças desta classe de educação infantil?

Muito aplicado e responsável pelos alunos, se organiza bem com o tempo e com os espaços, pois se planeja antes.

2ª Etapa: Análise da prática articulando ao conteúdo estudado. Agora responda as questões a seguir, considerando os estudos realizados:

  1. Como devemos pensar o cuidar e educar no currículo da educação infantil? O que significa o cuidar e o educar?

Devemos pensar no bem do aluno como um todo, no seu bem estar na escola. O ensinando e educando o que é necessário para sua vida futura fora do meio escolar. O educar e o cuidar significa manter o aluno em segurança dentro da escola, e também educar para sua vida mostrando coisas boas e favoráveis para ele.

  1. Como deve ser pensada a organização do tempo e espaço na educação infantil?

Deve ser feito um planejamento só para a educação infantil, para que todos tenham espaço e se sintam bem no meio escolar, junto aos colegas determinando o tempo com as aulas em sala de aula ou fora dela.

  1. O que podemos entender por uma rotina na educação infantil? Como a rotina deve ser organizada? Considerando que ela deva ser voltada à criança pequena.

A rotina da educação infantil e bem diferente do fundamental, ela começa com o planejamento da professora junto com os alunos, acompanhando tudo o que será feito naquele dia, ou com uma tabela, ou no quadro em frente a sala.

  1. Descreva qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil.

O professor deve se organizar com seu tempo e a rotina dos alunos, saber o tempo de cada atividade, e saber quando aplica-la ou não junto com o aluno.

Considerações finais:

Como cada faixa etária requer formas diferentes de aulas, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com