TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: ADULTOS E JOVENS: DIFERENTES OLHARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO

Por:   •  25/4/2016  •  Artigo  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO: ADULTOS E JOVENS: DIFERENTES OLHARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO

AUTORES

MARIA FÁTIMA DE SOUSA SANTOS;

RENATA LIRA DOS SANTOS ALÉSIO;

CÍNTIA MARIA DA CUNHA ALBUQUERQUE

REPRESENTAÇÃO SOCIAL – DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS ADOLESCENTES

Neste artigo sobre diferentes olhares do desenvolvimento entre adultos e jovens, foi realizada uma pesquisa na Região Metropolitana do Recife, onde participaram 120 adultos sendo 60 pais e 60 professores de adolescentes isto na primeira etapa da pesquisa, na segunda etapa foram entrevistados 50 adolescentes do sexo masculino e feminino em que cursam ensino médio em escolas privadas.

Nesta pesquisa o foco das autoras é a representação social e o seu desenvolvimento humano, com um método de investigar o que as pessoas pensavam sobre as fases do desenvolvimento humanas sendo elas as fases da infância, adolescência, idade adulta e velhice.

De acordo coma pesquisa realizada na primeira tabela a partir das respostas obtidas, as autoras concluíram que a infância e adolescência do ponto de vista dos adultos é que as crianças não são dependentes de si mesmas, ou seja, não se responsabilizam pelas suas ações e atitudes.

Na segunda tabela é abordado o adolescente como um ser rebelde que influencia e é facilmente influenciado pelo grupo social que faz parte, esta fase é um período marcado por transformações do corpo, descoberto sexuais e a vida marcada pela rebeldia.

A terceira tabela, faz referência a idade adulta, o ser humano deixa de ser adolescente e passa a ser adulto tendo assim responsabilidades, trabalho e maturidade tendo uma vida social e produtiva sendo assim é uma seqüência de avanços e processo no desenvolvimento humano na idade adulta uma vida estável.

A última tabela menciona a velhice como sendo uma fase em que não a mais desenvolvimento humano, ou seja, a mesma é caracterizada pela dependência, experiência e sabedoria e não sendo uma fase de rebeldia, trabalho e descobertas sexuais.

Passamos por todas as fases do desenvolvimento humano, pois desde que nascemos somos inseridos em um meio social e cultural, onde há normas, regras, costumes, e valores, a partir daí sofremos mudanças, pois é um estado transitório inacabado e imperfeito. Independente da fase de desenvolvimento, o ser humano está submetido á diversas e constantes mudanças, existem fases em que estas mudanças vão estar mais em evidência do que em outras.

Esse trabalho traz como referência uma discussão de teorias relacionadas ao desenvolvimento humano, onde o ponto chave é trazer ideias relacionadas aos adolescentes e adultos, é de suma importância ressaltar o nível de maturidade e suas perspectivas de vida. No referenciado artigo o autor fala do processo de interação na sociedade e de como eles encaram essa troca de sentimentos dos adolescentes.

Foram realizadas pesquisas para embasar o conteúdo levantado em pauta o que pensam os jovens e os adultos á respeito das fases do desenvolvimento humano. O adolescente tem como característica acentuada a fase da troca de identidade, que é a  transformação do corpo, ou seja,  descobertas sexuais e rebeldia, eles buscam novos caminhos, pois tem a consciência que está passando está em um cenário de mudança de fases, pois já não é mais uma criança, e está trilhando sua trajetória para o desenvolvimento adulto. Nessa troca de identidade o adolescente traça como objetivo a busca de suas conquistas, independência e influenciado pelo sistema econômico capitalista que hoje prevalece na sociedade, busca um bom trabalho e ascendência profissional.

Enquanto os adultos estão preocupados com suas responsabilidades como família e trabalho, as fases que eles passaram já não fazem mais parte de suas rotinas, pois hoje encaram um novo estilo vida bem distinto da adolescência. Esse desenvolvimento é analisado como um procedimento agressivo que foi adquirido com o passar do tempo.

A construção da imagem que possuímos hoje das fases que compõe o desenvolvimento humano são representações construídas ao longo do tempo, e  não significam que estejam de acordo com a real ideia de desenvolvimento humano. As imagens de cada fase muitas vezes foram desenvolvidas não levando em consideração o ambiente e a situação sócia histórica que o indivíduo está inserido. No período da adolescência temos como indicador um período de mudanças e instabilidades, época de certa cobrança e exigências dos  pais, professores enfim uma exigência imposta até mesmo pela sociedade, em um modelo de produção cada vez mais (de acordo com o nosso modelo capitalista) forte. Está cobrança frequentemente realizada pelos pais neste período, deixa o adolescente repleto de inseguranças, onde o mesmo acredita ser capaz de realizar muitas coisas, porém não sente a segurança dos pais, que exigem muitas tarefas  e restringem diversas outras que não parece justa ao jovem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com