TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIENAÇÃO PARENTAL SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL

Por:   •  28/7/2020  •  Artigo  •  7.592 Palavras (31 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 31

SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL: consequências psicológicas para a criança alienada.

Flávia Jayne Costa Lima[1]

Moema Alves Macêdo[2]

RESUMO

A Síndrome de Alienação Parental acontece principalmente após o rompimento conjugal, e preferencialmente atinge as crianças, sendo estas manipuladas afetivamente pelos pais. Podemos pensar então que a criança é a mais prejudicada nesse processo, visto que além de sofrer com a separação dos pais, em seguida sera influenciado pelo alienador a afastar-se do outro genitor. Diante disso, ressalta-se a importância de tal temática atualmente, pois o futuro de nossa sociedade são nossas crianças, e é dentro do seio familiar que se aprende o convívio social.  O presente artigo trata-se de um estudo de caráter bibliográfico de cunho exploratório, onde sua elaboração se deu por uma consulta a livros, revistas, disertaçoes e artigos científicos. Utilizando basicamente a combinação de descritores como alienação parental, criança e psicologia. Após se obter as devidas referências, foram avaliadas a relevância e a especificidade de cada documento, a fim de selecionar aqueles mais específicos e adequados de acordo com a temática em questão. Dessa forma o estudo busca discutir as consequências psicológicas da síndrome de alienação parental na criança alienada procurando, entender a importância da família para um desenvolvimento infantil sadio, apresentando a origem e a diferenciação entre Alienação Parental-AP e a Síndrome de Alienação Parental – SAP.

Palavras-chave: Alienação Parental. Criança. Conscequencias.

ABSTRACT

The Parental Alienation Syndrome happens mainly after the marital disruption, and preferably reaches the children, being these affectively manipulated by the parents. We can think then that the child is the most impaired in this process, since in addition to suffering with the separation of parents, then will be influenced by the alienator to move away from the other parent. In view of this, the importance of such a topic is emphasized today, because the future of our society is our children, and it is within the family that one learns social life. The present article is a study of a bibliographic character of exploratory nature, where its elaboration was given by a consultation to books, magazines, dissertations and scientific articles. Using basically the combination of descriptors like parental alienation, child and psychology. After obtaining the appropriate references, the relevance and the specificity of each document were evaluated, in order to select those more specific and appropriate according to the theme in question. In this way the study seeks to discuss the psychological consequences of the parental alienation syndrome in the alienated child, seeking to understand the importance of the family for healthy child development, presenting the origin and differentiation between Parental Alienation and Parental Alienation Syndrome.

Keywords: Parental Alienation. Kid. Consciousness.

        

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente a motivação para o desenvolvimento dessa pesquisa está no contato do pesquisador, como estágiaria de psicologia, dentro do Centro de Referência Especialidazada de Assistencia Social- CREAS, que atende inúmeros casos de Síndrome de Alienação Parental - SAP, através da equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais, advogados e outros profissionais que atuam na interveção da SAP, tentando minimizar seus efeitos na criança envolvida nesse processo.

         É conhecido que nos dias atuais o divórcio entre casais tem acontecido com mais frequência, e quando se tem filhos advindos do matrimônio e a separação ocorre de forma mal resolvida pelo casal, em alguns casos um dos genitores que se configura como o alienador passa a praticar campanhas alienatórias e difamatórias junto ao filho. Desse modo, podemos pensar então que a criança é a mais prejudicada nesse processo, visto que além de sofrer com a separação dos pais, em seguida será influenciada pelo alienador a afastar o outro genitor, a partir disso a criança passar a conviver com o sentimento de culpa e dor, por um de seus parentes, pai ou mãe, não se fazerem presente em sua vida, e com isso influenciam o surgimento lacunas afetivas e emocionais.  

A partir disso, o estudo busca discutir as consequências psicológicas da síndrome de alienação parental na criança alienada procurando entender à importância da família para um desenvolvimento infantil sadio, apresentando a origem e a diferenciação entre Alienação Parental-AP e a Síndrome de Alienação Parental – SAP.

Nesse sentido, vale salientar a relevância de tal temática atualmente, pois o futuro de nossa sociedade são nossas crianças, e é dentro do seio familiar que se aprende o convívio social. Com isso, essa pesquisa visa informar a sociedade sobre esta questão, de maneira a torná-la conhecedora de tal problemática, para que todos, não só saibam do que se trata, mas tambem quais suas possíveis causas, intervenções e as consequências referidas a essa síndrome, mas principalmente, aprendam a lidar e intervir de forma adequada quando se depararem com a alienação parental.

Este estudo apresenta-se então de maneira relevante, uma vez que poderá contribuir com a comunidade cientifica, através de conhecimentos importantes sobre o que é e como ocorre a Síndrome de Alienação parental, como também acrescenta a estudos na área de psicologia.

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter bibliográfico, e de cunho exploratório do qual foram realizadas várias pesquisas, utilizando-se de literatura especializada, realizada entre julho eagosto de dois mil e dezoito, no qual foi feita uma consulta a livros, revistas, disertaçoes e artigos científicos. Os artigos foram encontrados em base de dados como Google Acadêmico, Scielo e BVS. Utilizando basicamente a combinação de palavras-chaves como alienação parental, criança e psicologia. Após se obter as devidas referências, foram avaliadas a relevância e a especificidade de cada documento, a fim de selecionar aqueles mais específicos e adequados de acordo com a temática em questão, sendo que, foram descartados alguns estudos considerados irrelevantes. O critério de escolhas foram artigos e dissetações dos últimos cinco anos que abordassem a problemática em questão e em português.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com