TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE FILME ADVOGADO DO DIABO

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  1.693 Visualizações

Página 1 de 9

ANALISE DE FILME

ADVOGADO DO DIABO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordadas as cenas relacionadas ao filme o Advogado do Diabo bem como suas justificativas relacionadas a Psicologia Humanista e aos temas propostos, são eles: confiança no individuo, tendência à atualização, self real, self ideal, defesa, liberdade experiencial, consideração (aceitação) positiva, incondicional, condicional, avaliação condicional, congruência empática, clarificação de conteúdo, reflexão de sentimentos, focalização e as fases do processo psicoterapêutico.

A personalidade começa a ser moldada a partir do nascimento, a criança no decorrer do desenvolvimento a uma tendência a atualizar-se. Com isso desenvolve-se então o Eu que acontece a partir das suas experiências a consideração positiva é uma necessidade a medida que em o self vai se desenvolvendo, a personalidade de Kevin foi formada dessa forma, um homem religioso por causa de sua mãe, mas que com o decorrer dos anos largou a vida religiosa pela vaidade do sucesso profissional, para ele não importa o que deva fazer para se tornar famoso, mas sim que seja feito, busca o sucesso acima de qualquer coisa.

Para Rogers, o ser humano tem uma tendência para se realizar ou para atualizar as suas potencialidades. Essa característica, para ele, está presente em todos os organismos vivos, independente da sua escala evolutiva. A tendência para a atualização e para a autorrealização seria a motivação primária do homem em termos do organismo total. Os comportamentos destrutivos, antissociais e desajustados seriam mecanismos de defesa para proteger o sujeito de um ambiente percebido como ameaçador. No processo de satisfação da própria necessidade, o indivíduo percebe que satisfaz essa necessidade no outro. À medida que a noção do eu se desenvolve, aparece a necessidade de consideração positiva. Quanto ao desenvolvimento do desacordo entre o eu e a experiência, Rogers coloca que o sujeito percebe a sua experiência em função das condições às quais ele se submeteu em consequência da necessidade de consideração positiva de si. É uma percepção seletiva.

Assim, as experiências que estão em acordo com essas condições são simbolizadas corretamente na consciência. Já as experiências em desacordo com essas condições são percebidas de maneira seletiva, ou seja, ou são bloqueadas à consciência ou são deformadas de modo a torná-las em acordo com essas condições. Dessa maneira, a experiência engloba elementos não identificados e que se relacionam com o eu. Sendo assim, nem todas as experiências são simbolizadas corretamente na experiência ou incorporados à noção de eu. 

Confiança no Individuo

Ao final do filme o protagonista toma uma decisão arriscada para a sua carreira abdicando seu posto de defensor no caso em que estava trabalhando. Confiança no Individuo significa ser mais tolerante, se perceber apto a dirigir seu próprio comportamento. Nesta cena o protagonista confia em si ao tomar esta decisão polêmica, sabe que o que está fazendo é o caminho correto.

Avaliação condicional

Quando Leamon faz a proposta de emprego a Kevin. Avaliação condicional é quando as experiências de um indivíduo são julgadas por outras pessoas como sendo ou não sendo dignas de consideração. O modo como Kevin vinha trabalhando, isto é, ganhando todos os casos não importando se o seu cliente era inocente ou não, foi reconhecido por outras pessoas.

Tendência à atualização

Observa-se na cena quando Kevin recebem uma proposta de emprego e mudança para Nova York. Tendencia a atualização é a capacidade inerente do indivíduo para crescer, desenvolver-se e atualizar-se, reside no exercício de todas as funções, tanto físicas, quanto mentais do organismo. Visa desenvolver as potencialidades do indivíduo para assegurar sua conservação e seu enriquecimento. Kevin aceita a proposta, pois mudando-se para uma cidade grande poderia crescer na carreira, ganhar mais dinheiro, ter uma vida melhor. Segundo Rogers (1977,p.41), “o que, em linguagem corrente se chama capacidade do indivíduo, é a manifestação psicológica do que se chama, em linguagem mais abstrata, tendência à atualização do organismo”.

Congruência

Novamente, ao final do filme, o protagonista finalmente faz o que pensa, sabe que seu cliente é culpado e em decorrência disto desiste de defendê-lo porque acha que isso seria errado. “Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência” (FADIMAN & FRAGER. Teorias de Personalidade, 1980, p.226 na ed. brasileira). Pessoas que apresentam alto grau de congruência são aquelas cuja comunicação está em sintonia com a tomada de consciência, ou seja, conseguem demonstrar por meio de atos exatamente o que têm em mente. 

Incongruência

Sexo na sala de casa, onde ele vê uma colega como se estivesse no lugar de sua esposa. Uma pessoa incongruente é aquela que não demonstra o que está realmente sentindo ou pensando. Pode ser considerada, muitas vezes, como mentirosa ou desonesta.

Self Real

 Observa-se ao final do filme quando ele decide deixar o caso do professor que assediou uma aluna. A percepção que a pessoa tem de si está de acordo com o que está acontecendo com seu organismo. Ele não se sente bem defendendo o professor, resolve obedecer ao que sente e acaba por largar o caso em pleno julgamento.

Compreensão Empática

Quando seu chefe diz para Kevin que deve ficar com sua esposa, pois ela está doente e precisando dele. Compreensão empática é a capacidade de se imergir no mundo subjetivo do outro e de participar na sua experiência, na extensão em que a comunicação verbal ou não verbal o permite. É a capacidade de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, de ver o mundo como ele o vê. Nesta cena é o chefe que demonstra a compreensão empática, e não o protagonista que prefere trabalhar a cuidar de sua esposa.

Self Ideal

Cena inicial quando ele faz uma pergunta afirmativa sobre um jogo sexual. A percepção que a pessoa tem de si está em desacordo com o que está realmente acontecendo no seu organismo.

Clarificação de Conteúdo

Na igreja, no velório de seu colega Eddie, quando ele vê que o seu último cliente estava mentindo o tempo todo pra ele, e sai da igreja atordoado. Clarear conteúdo trazido pelo cliente na sessão, muitas vezes o discurso do cliente não corresponde à realidade.

Defesa

Quando descobre que é filho de Martin, e descobre que ele é Satanás e se mata. Defesa é constituída por deformação da experiência e de bloqueio parcial ou total de algumas experiências. Rigidez na percepção pela necessidade de deformar alguns dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com