TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Advogado Diabo

Trabalho Universitário: Resenha Filme Advogado Diabo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.701 Visualizações

Página 1 de 3

O filme "O Advogado do Diabo" é do gênero suspense e contém cenas de violência, sexo, nudez e trata do conflito bem x mal, Deus x Diabo, certo x errado, presente na religião cristã, apesar de citar outra religião. Foi dirigido por Taylor Hackford, estreou no ano de 1997 nos EUA e possui 2 horas e 24 minutos de duração.

Ele focaliza a vida de Kevin Lomax (Keanu Reeves, com uma atuação que deixa a desejar), protagonista do filme e um jovem e brilhante advogado de defesa que nunca perdeu uma causa, vindo de uma pequena cidade da Flórida, EUA, marido de Mary Ann Lomax (Charlize Theron) criado exclusivamente pela mãe Alice Lomax (Judith Ivey), mulher muito religiosa que deu uma rígida educação para seu filho. Retratam-se as vitórias de Lomax, sua relação com a família conforme vai tomando suas decisões na sua difícil profissão e, principalmente, o que elas acarretam em sua vida.

O filme engata com a decisão do jovem de defender um professor acusado de pedofilia, o qual, posteriormente, Kevin descobre ser culpado. Após a genial vitória, o advogado recebe um convite para integrar o quadro de uma grande empresa de Nova Iorque e ele aceita, com apoio da esposa e contra a vontade de sua mãe. Seu contratante é o advogado John Milton (Al Pacino, que desempenhou muito bem o papel), presidente da empresa que, no ápice do filme, se revela o Diabo e seu pai. Desde o princípio ele manipula a situação e induz o filho aos pecados, porém, dando-lhe escolha sempre. É o “livre arbítrio”, como este mesmo diz ao seu herdeiro.

O orgulho e a vaidade de Kevin afloram cada vez mais conforme ele vai se deixando seduzir pelo trabalho, suas vitórias (mesmo descobrindo que as pessoas que defende são culpadas), o dinheiro, sua ascensão na empresa, uma provocante colega de trabalho e o novo status que vai adquirindo. Ele gradativamente para de se dedicar à esposa, que descobre toda a situação e a manipulação de Milton e das pessoas próximas a ele, o que incentiva seu marido a ir contra seus princípios. O Diabo elimina quem tenta persuadir Lomax a fazer o certo, inclusive Mary Ann.

O filme continua, a vida do jovem apresenta-se como um verdadeiro e envolvente julgamento, contrastando “o que é certo” com “o que é errado” desde a sua origem (mãe religiosa e o pai, o próprio anjo caído) e mostrando as tentações as quais ele é exposto e seus tormentos, guiando a um final cheio de ação e que, apesar de terminada a história, deixa no ar a eterna decisão entre o “bem” e o “mal”, encerrando com o single “Paint it Black”, do The Rollings Stones.

A obra levanta importantes diálogos e reflexões, como a depravação nas grandes cidades, o companheirismo nos relacionamentos amorosos e a forma como o ser humano é sempre posto à prova. A produção é muito bem feita, com uma trilha sonora bem incorporada a trama e jogos de imagens elaborados, possui também muitas dicas no decorrer da história, muitos detalhes e simbologias, e vale a pena assistir o filme uma segunda vez para assimilá-los. Trata também de questões da religião cristã como a virada do milênio e o anticristo, incorporando com fidelidade o caráter dos elementos presentes nessa crença e retratando a sua essência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com