TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise funcional do filme Malévola

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera,
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.
Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado,
Ele dela é ignorado,
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora,

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.


Fernando Pessoa

  1. Introdução

O presente trabalho busca fazer uma análise de um dos Contos dos Irmãos Grimm, A Bela Adormecida, que ganhou notoriedade quando a Disney fez uma animação de 1959. Entretanto, o trabalho em questão irá utilizar como principal fonte de pesquisa o filme Malévola.

O filme, de aventura e fantasia, foi lançado pela Walt Disney Pictures em maio do ano em questão e foi estrelado por Angelina Jolie como a personagem vilã de mesmo nome do filme. O principal objetivo do mesmo é mostrar um outro lado  de uma história muito conhecida pelas crianças de várias nacionalidades.

Vale salientar que o objeto de estudo desse trabalho é a antagonista que deu nome ao filme, Malévola, estando o trabalho dividido em subtópicos que irão tratar tanto do Conto, bem como da análise comportamental de uma fada, mulher forte e protetora, que se tornou mal e egoísta.

  1. Conhecendo a outra versão do Conto dos Irmãos Grimm

Malévola é uma fada que pertence ao reino Moors, que faz fronteira com o reino dos humanos.  Stefan, um humano criança, invade o reino Moors para roubar e Malévola, também criança, impede que o garoto roube. Eles acabam se tornando amigos e foi o começo de uma paixão. Stefan sempre se mostrou muito ambicioso e com pouco caráter. Em um dado momento, quando já eram adultos, houve uma tentativa do rei em invadir a terra dos Moors, entretanto, Malévola defendeu e ganhou a batalha, deixando o rei humilhado e furioso. Ele então anuncia que o homem que a matasse se casaria com a princesa e herdaria o trono. Stefan, na tentativa de avisar a fada para que a mesma se defendesse, usou do amor que Malévola sentia por ele para se aproximar, cortando suas asas e as levando ao rei. Como anunciado, Stefan casou-se com a princesa e tornou-se rei.

Sem asas, Malévola salva um corvo da morte e o torna seu servo e informante. Teoricamente um ato de bondade, mas com uma finalidade egoísta e má. E então esse corvo passa a contar tudo o que acontecia no castelo, foi quando Malévola descobriu que Stefan teve uma filha, Aurora.

Na sua festa de batizado, Malévola lança uma maldição que se iniciará ao décimo sexto aniversário da menina, depois que espetar o dedo no fuso de uma roca de fiar que fará com que ela caia em sono profundo para sempre ou até ser beijada pelo amor verdadeiro, coisa que ela julga impossível de acontecer.

Assim que a maldição é lançada, o rei manda trancar em uma sala todas as rocas de fiar que existem no reino e encaminha Aurora para morar no meio da floresta com três fadas. Ao tempo em que manda seus subordinados tentarem, de alguma forma, matar Malévola.

Durante o enredo, Malévola torna-se uma protetora de Aurora, salvando-a da morte algumas vezes. E, quando a menina, prestes a completar dezesseis anos, elas tornam-se amigas e passam boa parte do dia juntas em Moors. Malévola tenta revogar a maldição, mas não consegue. No dia em que Aurora completa 16 anos toda a verdade é revelada a ela, e ela vai atrás de seu pai e a maldição se concretiza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com